Escola Ana Fausta: Preparada para o desafio do SAEB

Amanhã (8), a Escola Ana Fausta, conhecida por ter obtido a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), se prepara para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Recentemente, no dia 6, a escola realizou uma reunião com os pais dos alunos para destacar a importância dessa prova que ocorre a cada dois anos e desempenha um papel crucial na avaliação do sistema educacional brasileiro.

O SAEB inclui testes de Língua Portuguesa e Matemática, aplicados aos alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, bem como aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas. Além disso, questionários serão aplicados aos professores, diretores escolares e gestores municipais de educação, abrangendo diversos aspectos do sistema educacional.

Os resultados do SAEB desempenham um papel fundamental na composição do IDEB, que combina dados de aprovação, retenção e desempenho dos alunos. Essa avaliação é crucial para medir o progresso e a qualidade da educação, e a Escola Ana Fausta, com sua tradição de excelência, tem a responsabilidade de manter seu desempenho exemplar na avaliação.

Em 2021, os anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Guaratinguetá alcançaram a impressionante nota de 6,4 no IDEB, mantendo-se acima desse patamar desde 2017. Esse feito notável posicionou nossa cidade entre os três municípios da região metropolitana do Vale do Paraíba com as melhores notas na etapa básica da educação.

Nos anos finais do Ensino Fundamental Regular, a rede municipal conquistou a nota de 5,5, a maior já alcançada nesta etapa. Esses resultados são um testemunho do comprometimento das escolas e dos profissionais da educação em proporcionar uma educação de qualidade, destacando a constante busca por excelência no ensino. A expectativa é que o desempenho no SAEB deste ano continue refletindo o compromisso da Escola Ana Fausta com o sucesso educacional de seus alunos.