História

Guaratinguetá é uma palavra de origem Tupi-Guarani: guará=garça, tinga=branca, eta=muito, que significa “Muitas Garças Brancas”.

O dia 13 de junho de 1630, data dedicada ao Santo Antônio Padroeiro, marca a fundação de Guaratinguetá, pela construção da capela “erguida em palha e parede de mão”.

Em 1717, a imagem enegrecida de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada por pescadores nas águas do Rio Paraíba, em Guaratinguetá, onde hoje é a cidade de Aparecida.


Em 1739, nasce aquele que, em 25 de outubro de 1998, torna-se o primeiro santo brasileiro: Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, canonizado em 11 de maio de 2007 pelo Papa Bento XVI.

Em 1844, Guaratinguetá é elevada à categoria de cidade.

Em 7 de julho de 1848 nasce um dos políticos mais influentes da história do nosso país, Francisco de Paula Rodrigues Alves. Foi Conselheiro do Império, Ministro da Fazenda da República, Governador do Estado de São Paulo por três vezes e Presidente da República por duas vezes. Uma das atuações marcantes do Governo Rodrigues Alves foi na economia com a criação do Banco do Brasil Estatal, do Banco Central e da Caixa de Conversão 1905/1906. A criação dessas estatais evitou a quebra do sistema financeiro brasileiro. Em 1918, Rodrigues Alves morreu de gripe espanhola antes de assumir o governo para o segundo mandato. Ele deixou um grande legado de respeito e credibilidade não apenas para Guaratinguetá como para o Brasil.

Voltando para a cronologia do desenvolvimento de Guaratinguetá, o ano 1885 marca o auge da produção cafeeira e 1887 torna-se marco divisor da história, com a chegada da Estrada de Ferro que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

Ainda no século XIX, Guaratinguetá registra seu pioneirismo regional na imprensa com jornal “O Mosaico” (de 1858), o desenvolvimento educacional, os clubes, a Banda, o “Theatro” e o Mercado.

O século XX, que presencia o esgotamento das terras, enxerga também os novos focos econômicos: pecuária extensiva, industrialização e fomento comercial. Emerge uma “nova” comunidade, com a Escola de Especialistas de Aeronáutica, depois o campus da Unesp – Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, o Senac, a Fatec-Faculdade de Tecnologia e, mais recentemente no século XXI, o Centro Municipal de Ensino Profissionalizante – Qualifica Guará e a Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

O desenvolvimento de Guaratinguetá tem no Turismo uma de suas âncoras e, no século XXI, a religiosidade já manifestada na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com sua água abençoada atraindo peregrinações, ganha novo impulso com a devoção a Frei Galvão, além dos templos religiosos que reúnem arquitetura, arte, beleza e fé desde o século XVIII.

No agronegócio, Guaratinguetá também é destaque, sendo a maior produtora de arroz do Estado de São Paulo e uma das maiores bacias leiteiras.

Localização estratégica

Localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, a 163 Km da Capital de São Paulo e a 237 Km da Capital de Rio de Janeiro, o município é servido ainda por uma malha de modernas estradas que dão opções de acesso à Capital Paulista e também levam a portos, aeroportos, à Serra da Mantiqueira (como Campos do Jordão) e às praias do Litoral Norte.

A cidade ainda possui um aeroporto próprio, o Edu Chaves, administrado pela Prefeitura Municipal da Estância Turística de Guaratinguetá.

Além disso, a cidade é cortada pela Rede Ferroviária Federal e disponibiliza um ramal da linha férrea no Distrito Industrial, no bairro Engenheiro Neiva, para atender as empresas instaladas no município e possui um gasoduto passando pelo setor industrial.

Infraestrutura adequada

Cortada pelo Rio Paraíba do Sul, conta com infraestrutura adequada e preparada para receber novas empresas e indústrias, com excelente sistema de captação e distribuição de água, rede coletora de esgoto em desenvolvimento e gás natural fornecido pela Comgás.

Além disso, a cidade conta com grandes hospitais e unidades de Pronto Socorro; sistema de ensino avançado; condomínios de alto padrão e moradias para famílias de todos tipos de classe social; rede hoteleira de primeira classe e oportunidades de lazer e cultura.

Grande polo formador de profissionais

Guaratinguetá é uma cidade atenta ao futuro, com vocação para formar mão de obra qualificada e descobrir novos talentos, por meio de um sistema reforçado de Educação.

O espírito empreendedor dos que vivem e estudam aqui é cultivado desde a pré-escola até o doutorado.

Muitas empresas aqui instaladas optaram por nossa cidade levando em consideração o preparo de nossos profissionais. Temos colégios e universidades renomadas na cidade e em municípios próximos, seja na esfera pública ou particular.

Como a educação é uma das prioridades da atual gestão do prefeito Marcus Soliva, o Ensino Municipal de Guaratinguetá alcançou em 2017 a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) acima da média nacional nos anos iniciais da rede de ensino.

População estimada 2018 – 121.073 (Fonte: IBGE)

Skip to content