Alunos da Rede Municipal de Ensino visitam a Exposição Eco Circo

Na última sexta-feira (12), alunos da rede municipal das escolas EMEIF. Prof. André FreirE e EMEFI Profª Elvira Maria Giannico visitaram a Exposição Eco Circo: Brinquedos circenses e de antigamente.

Estiveram presentes 58 alunos do 6° ano, acompanhados dos professores Gabriela Zago e Bruno Natali, da escola André Freire e das professoras Angela Rueda e Andreia Moreira da escola Elvira. Outras escolas da rede municipal de Educação também visitarão o projeto, que, segundo Marcio Arrezzi, Coordenador de Arte da Oficina Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, proporciona uma experiência enriquecedora aos alunos.

A exposição reúne 21 peças e propõe conscientizar crianças e adultos sobre o reaproveitamento de materiais reciclados, além de resgatar memórias afetivas. Leandro Delgado, o idealizador do projeto, transformou seu quintal em um verdadeiro mundo de maravilhas circenses, conhecido como Circo no Quintal, oferecendo espetáculos gratuitos à comunidade de São José. Agora, a iniciativa se expande para além dos limites da cidade, com a itinerância da exposição Eco Circo, uma extensão do conceito original que cativa crianças e adultos por onde passa.
Embora não conte com malabaristas, mágicos ou acrobatas, o Circo no Quintal e sua exposição Eco Circo promovem algo muito valioso: a construção de brinquedos circenses utilizando materiais reciclados, muitas vezes esquecidos pelas crianças. Essa abordagem não apenas estimula a criatividade, mas também promove a consciência ambiental de uma forma lúdica e divertida.

A cada novo brinquedo apresentado na exposição, Leandro Delgado conduz pessoalmente uma explicação detalhada sobre como construí-lo passo a passo, tornando a experiência educativa e envolvente para todos os presentes. O casal Paulo e Paula Rochi, com experiência em projetos voltados para crianças, lideram as visitas à exposição.

A Exposição Eco Circo recebe apoio financeiro do governo estadual por meio do PROAC – EDITAL 13/24, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e investidores locais, com o objetivo de fomentar a cultura na cidade de Guaratinguetá.

Embora o evento seja voltado principalmente para crianças de 6 a 12 anos, é aberto a todas as idades, adaptando-se às necessidades e demandas do público. A exposição permanecerá em Guaratinguetá até o dia 16/04, das 8h30 às 16h30, no Auditório Frei Galvão.

Convidamos a todos para participarem dessa experiência única que encantará toda a família!