Você sabia que seu imposto de renda pode ajudar crianças, adolescentes de nossa cidade?

03/03/2020

É isso mesmo, 3% do valor que o Governo recolhe do seu imposto de renda pode ser doado para as mais de 20 organizações sociais de nossa cidade que atendem crianças e adolescentes situações de risco e violência, por meio do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A sua doação pode garantir a promoção de programas e projetos de educação, inclusão, esporte, cultura, meio ambiente, saúde, empregabilidade e direitos humanos. Além disso, promove proteção e melhores condições de vida para a população em situação de vulnerabilidade, fortalecendo o controle social nesta área tão importante para o município.

Vale ressaltar que o valor doado não é descontado da restituição do Imposto de Renda e sim da parte do seria paga à União.

Como fazer?

1- Ao acessar o formulário completo de declaração clique em “Doações Diretamente na Declaração”.
2- Em “Doações Diretamente na Declaração- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)” clique “novo”.
3- Em seguida preencha os dados da doação, selecione o município Guaratinguetá e preencha o valor de acordo com o disponível.
4- Pronto, agora é só imprimir o DARF gerado e pagar no banco.

O que fazer após a contribuição?

1- Encaminhar o comprovante de destinação para o CMDCA, pelo e-mail: cmdca@guaratingueta.sp.gov.br .
2- O CMDCA emitirá o recibo de doação e informará à Receita Federal.

Onde esse recurso é aplicado?

O recurso é investido nos projetos das organizações registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guaratinguetá (CMDCA), sendo elas:

Instituto Lucas Amoroso, APAE, Obra Auxiliar da Santa Cruz, Casa do Puríssimo Coração de Maria, SASIMG, Grupo Fraternidade Irmão Altino, Creche Chico Xavier, Projeto Girassol – Obra Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança, Casa Betânia, ONG Novo Amanhã, Creche Nova Vida, Instituto de Proteção a Primeira Infância Gota de Leite, CEI São Manoel – Obra Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança, CEI São Francisco – Obra Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança, Serviço de Obras Sociais – SOS Grupo Juvenil Feminino – Programa de Aprendizagem, Obra Nossa Senhora de Lourdes, Guarda Mirim Guaratinguetá, Centro de Equoterapia Arte e Vida, Associação Amigos do Projeto Guri, Casa Laura Vicuña – Obra Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança.

Investimentos são feitos também em capacitações, palestras e encontros com grandes profissionais do setor e melhoria contínua das ações da política pública para crianças e adolescentes.

O que foi feito pelo CMDCA com o arrecadado em 2019?

Em 2019 o CMDCA caminhou a passos largos rumo a uma sociedade sustentável:

• Realização de projetos incríveis envolvendo 24 organizações da sociedade civil, impactando mais 3000 crianças e adolescentes atendidas pelas nossas OSCs;
  • Capacitação de quase 50 profissionais na política pública da criança e adolescente
  • Aprimoramento da política pública para criança e adolescente pelo Prefeito Amigo da Criança, em parceria com Fundação Abrinq;
  • Implantação da Estratégia Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com apoio da Fundação Abrinq e União Européia;
  • Campanha de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra crianças e Adolescentes;
  • Eleição do Conselho Tutelar em parceria com o Ministério Público;
  • Envolvimento de mais de 20 empresas, instituições e poder público na Estratégia ODS Guaratinguetá, como Basf, Senac, Unesp, Sebrae, Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá, entre outras.

Viu com quanta coisa você pode contribuir?
Faça já a sua parte e ajude as crianças e adolescentes de nossa cidade!