Secretaria de Agricultura realiza eventos de agronegócio em Guaratinguetá

A Prefeitura da Estância Turística de Guaratinguetá, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou uma série de eventos relacionados ao agronegócio no município.

Em reunião ocorrida no mês de fevereiro, o Conselho de Desenvolvimento Rural (CMDR), elegeu sua nova diretoria composta: pelo Presidente Sr. Eduardo Cavalca (Associação Agropecuária), Vice Presidente Sr. Rodolfo Kodel (COPAVALPA- Cooperativa dos Produtores de Arroz do Vale do Paraíba) e pelo Secretário Sr. Jovino Paulo Ferreira Neto (CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).O Conselho também realizou a indicação de seus novos membros componentes (titulares e suplentes), com a participação: da Cooperativa Serramar, Sindicato Rural, Associação Agropecuária, CATI, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, COPAVALPA e da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá (representada pela Secretaria de Agricultura).

Durante o encontro, o Secretário de Agricultura de Guaratinguetá, Sr. Júlio Cesar Ramos, apresentou ao Conselho as propostas de governo da atual gestão do Prefeito, Sr. Marcus Soliva, para os próximos quatro anos no setor Agropecuário.

Ainda em fevereiro, foi a vez do Comitê Gestor do Programa Produtor de Águas se reunir e indicar seus novos membros componentes(titulares e suplentes),com participação: da Basf, SAEG, CATI, Corredor Ecológico e da Secretaria de Agricultura. Além disso, foi realizada durante o encontro, uma análise da atual situação do programa e estabelecidas ações para os meses seguintes. Atualmente o Programa Produtor de Águas conta com 53 produtores participantes, os quais recebem anualmente pelos serviços de Conservação de Solo, Recuperação de Florestas e Conservação de Florestas já existentes.

No mesmo dia, ocorreu o Dia de Campo de Cultivo da Soja, organizado pela CATI e COPAVALPA, em propriedades rurais nos bairros da Colônia do Piagui e Capituba.

O evento foi de grande relevância para o município de Guaratinguetá e toda região, tendo em vista que o cultivo da soja surge como mais uma alternativa de produção no setor e incremento ao Agronegócio no Vale do Paraíba. A tecnologia de produção tem sido adequada às características desta região e as áreas cultivadas têm aumentado.