Proteção aos direitos: PROCON de Guaratinguetá efetuou 8.911 atendimentos a população em 2023

A Prefeitura de Guaratinguetá informa que o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) realizou, desde o mês de janeiro a outubro, 8.911 mil atendimentos aos moradores da cidade e região.

Entre esses serviços se destacam a simples consulta: alimentos, saúde, habitação, produtos, serviços privados e essenciais, assuntos financeiros e extra PROCON com 6.345 atendimentos. Já as CIP´S emitidas: alimentos, saúde,habitação, produtos, serviços privados e essenciais, assuntos financeiros com 908 processos administrativos abertos.

De acordo com a advogada Dra. Priscila Inácia de Carvalho Oliveira, responsável pelo PROCON de Guaratinguetá, a simples consulta consiste em esclarecer dúvidas simples do consumidor. Já as CIP´S emitidas, no caso, seriam a Carta de Informação Preliminar; tentativa de solução do problema através da abertura de um processo administrativo, enviado via Correio, para que a empresa se manisfeste acerca do problema apresentado pelo consumidor.

Conforme declara através de relatórios mensais do Órgão Estadual e Municipal, 99,51% dos assuntos foram atendidos e apresentado uma solução e 0,54% não foram resolvidos, sendo assim encaminhados para o poder judiciário, totalizando, ao somar, os 100%.

A Prefeitura de Guaratinguetá reforça que o atendimento é presencial e ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Rua Prudente de Moraes, 45 – Centro. Para uma simples consulta, você pode entrar em contato pelo telefone (12) 3122-5218 – 3132-6247 ou via e-mail (procon@guaratingueta.sp.gov.br), frisando que a preferência no atendimento será sempre daquele consumidor presente.