PROMAE: Tecnologia e Cuidado na Educação Municipal

O Programa Municipal de Atendimento ao Escolar (PROMAE), aqui na rede municipal, está adotando recursos tecnológicos para aprimorar o atendimento aos alunos. Chromebooks estão sendo utilizados nos atendimentos fonoaudiólogos com as crianças durante o processo terapêutico. Isso é feito através de atividades lúdicas, jogos e músicas, com foco nas necessidades individuais de cada criança. Essa é mais uma das inovações tecnológicas promovidas pela Secretaria Municipal da Educação.

O PROMAE abrange uma série de serviços essenciais para o bem-estar e desenvolvimento dos estudantes:

Assistência Social: oferece suporte social, auxiliando os alunos em questões que vão além do âmbito acadêmico. Isso inclui apoio a famílias em situações vulneráveis, encaminhamentos para serviços sociais e orientações.

Orientação Educacional: A orientadora desempenha um papel fundamental na conexão entre a escola e as famílias. Ela trabalha diretamente com os alunos, auxiliando no desenvolvimento integral do indivíduo e fornecendo orientações para compreender os diversos comportamentos dos estudantes. Além disso, ela contribui ativamente na resolução dos desafios enfrentados no dia a dia escolar.

Atendimentos Psicológicos e Fonoaudiológicos: Profissionais especializados oferecem suporte emocional e terapêutico. Os atendimentos psicológicos ajudam os alunos a lidar com questões pessoais e emocionais, enquanto os fonoaudiólogos trabalham com dificuldades de comunicação e linguagem.

Em média, cerca de 150 alunos são atendidos mensalmente no setor de fonoaudiologia e psicologia. Além disso, o programa promove palestras, reuniões e orientações regularmente, envolvendo pais, professores e a equipe gestora. Essas interações fortalecem a parceria entre a escola e a comunidade, contribuindo para o sucesso educacional dos alunos. 🌟📚