Programa Educação interativa leva o uso de Tecnologia em escolas municipais há mais de dois anos em Guaratinguetá

O Programa Educação Interativa foi implementado em toda a rede municipal em 2019, nas escolas de ensino fundamental. Através desse projeto, foram disponibilizados dispositivos como chromebooks para o uso de alunos e professores, projetores e kits multimídia, além de ter sido realizada a formação de educadores a fim de incluir a tecnologia no processo de aprendizagem.

Sendo uma pioneira, Guaratinguetá foi uma das quinze primeiras cidades a fechar parceria com o Google For Education, uma plataforma segura com o objetivo de ajudar as escolas e os alunos com a inserção de tecnologias para a otimização do ensino dentro e fora de sala de aula. A chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Ana Maria Almada explica: “Guaratinguetá passou a ter o DNA da inovação e tecnologia! Os nossos alunos e professores foram preparados para usar a tecnologia em sala de aula, de maneira a torná-los protagonistas desse processo”.

Ana Maria foi palestrante, na última quarta-feira, 11 de maio, do painel “Transformação Digital em Redes de Ensino”, durante a Bett Brasil. Ela apresentou aos participantes do Fórum de Gestores todo o processo do Programa Educação Interativa da Rede Municipal de Ensino.

Com todos esses preparativos realizados, mesmo durante a pandemia, foi possível manter a aprendizagem dos alunos nas aulas remotas, devido à familiaridade das crianças com a tecnologia. Claro que adaptações ainda foram feitas, incluindo o uso do Classroom, preparação de materiais digitais, reuniões para professores e formações online. Como resultado disso, mais de 99% dos alunos ao final da pandemia tiveram a capacidade de serem promovidos para o próximo ciclo.

Por meio dessas e outras iniciativas, a Secretaria da Educação de Guaratinguetá trabalha para aprimorar a qualidade do ensino na cidade, proporcionando oportunidades para as crianças do município e ajudando a construir uma sociedade melhor através do ensino.