Prefeitura firma parceria com instituto “Palavra Aberta” para desenvolvimento de atividades de educação midiática nas escolas da rede municipal

21/03/2023

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação, firmou um Termo de Colaboração com o Instituto Palavra Aberta para desenvolver atividades de Educação Midiática nas escolas públicas municipais. A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação de professores e alunos, para formar cidadãos mais críticos e responsáveis em relação ao consumo de informações, especialmente em um momento em que as notícias falsas e a desinformação se propagam com facilidade nas redes sociais.

As atividades irão abordar temas como leitura crítica, responsabilidade social e identificação de notícias falsas, entre outros elementos importantes da Educação Midiática, e irão complementar o curso de Educação Midiática atualmente já oferecido aos professores da rede pública municipal, em parceria com o programa “Escola Mídia”, do curso de Jornalismo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), com apoio da Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil. As atividades e o conteúdo do programa se baseiam nas diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A parceria com o Instituto Palavra Aberta é de extrema importância para o município, uma vez que irá contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes em relação ao uso da informação. Além disso, a iniciativa busca ampliar a inclusão digital e o acesso à informação de qualidade para todos os alunos da rede pública municipal. A Secretaria da Educação de Guaratinguetá é referência em inovação e uso de tecnologia em sala de aula.

O Instituto Palavra Aberta é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção da liberdade de expressão e da democracia, por meio de projetos e iniciativas que visam fomentar o debate sobre temas relevantes para a sociedade. A parceria com a Prefeitura de Guaratinguetá faz parte do compromisso do Instituto em promover a Educação Midiática como ferramenta fundamental para a formação de cidadãos críticos e responsáveis em relação ao uso da informação.

Com a parceria entre a Prefeitura de Guaratinguetá e o Instituto Palavra Aberta, espera-se que os alunos das escolas públicas municipais possam desenvolver habilidades para lidar de forma consciente com as informações que consomem, contribuindo para uma sociedade mais democrática, informada e engajada.