Mais investimentos na saúde em Guaratinguetá

09/10/2018

A Prefeitura realizará nesta quinta-feira (11), às 10h30, a entrega da reforma da Unidade de Saúde da Família “Vereador Orlando Palandi”, no Jardim do Vale I. A unidade, localizada na Rua Dinah Mota Runha s/nº, foi reformada pela EcoVale Construção, empresa contatada pela Prefeitura, com um investimento de mais de R$200 mil, e está pronta para ser entregue.

O posto do Jardim do Vale estava em condições precárias, chegando a ficar com salas alagadas durante período de chuvas. No local, foi feita a reforma em todo o telhado, com restauração da laje e acrescentados diversos condutores para captação da água da chuva, com capacidade maior dos existentes, com 150 milímetros. Também foi criado um novo banheiro para atendimento ao consultório de enfermagem e outros dois espaços, tendo um novo local para entrega de leite. Outras alterações foram: restauração da fachada, manutenção de piso e calçada e pintura de toda a unidade, com as cores de Guaratinguetá.

Atualmente, o posto realiza uma média de 3.500 procedimentos por mês e conta com 22 Funcionários. A unidade abriga duas Equipes de Saúde da Família: Contando com 2 médicos, 2 enfermeiras, 4 técnicas de enfermagem e 12 agentes comunitários de saúde, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

São realizados pela unidade os seguintes serviços: Acolhimento; Acompanhamento de gestante e do bebê; Curativos; Consulta de enfermagem; Consulta médica; Dispensação de preservativos e contraceptivos; Imunização (Vacinas); Grupos de Educação em Saúde; Nebulização; Realização de Exames preventivos (câncer de colo de útero); Teste rápido de gravidez.

No total, Guaratinguetá possui 18 postos de saúde e tem uma extensão do posto do São Manoel. Há previsão de reforma para todos os postos, porém, ainda sem data definida. Além do Jardim do Vale, também foi concluída a unidade do São Dimas.