Guaratinguetá é destaque em tecnologia e inovação com o programa educação interativa

Em 2019, a Prefeitura de Guaratinguetá introduziu o Programa Educação Interativa, trazendo inovação e tecnologia para a rede municipal de ensino.

Tecnologia de Ponta e Parcerias Estratégicas

O programa incorpora o uso de ferramentas Google, internet de alta qualidade e disponibilização de Chromebooks em todas as escolas de ensino fundamental. A parceria com a Calriz, Google Education Partner, fortalece a execução dessas ferramentas.

Aprendizado Envolve Diversão: Oficinas de Gamificação

O programa incorpora oficinas de gamificação, tornando o aprendizado envolvente ao utilizar elementos de jogos. Isso permite que os alunos apliquem seus conhecimentos em situações do mundo real, resolvam desafios e criem mídia digital interativa.

Estudantes como Tutores e Facilitadores

Além disso, o programa inclui o projeto Aluno Tutor, no qual os próprios alunos se tornam facilitadores do aprendizado, auxiliando seus colegas na compreensão de conceitos midiáticos e tecnológicos.

Educação Midiática na Era Digital

Em 2022, a Educação Midiática foi integrada ao programa por meio de uma colaboração com a ESPM e o Consulado dos Estados Unidos no Brasil, capacitando aproximadamente 700 professores entre 2022 e 2023.

Desenvolvendo Cidadãos Críticos e Responsáveis

A Educação Midiática concentra-se na promoção da literacia mediática e na capacidade de compreender, analisar e criar mídia de forma crítica e responsável.

Parcerias Estratégicas para Capacitação

Além disso, a Secretaria Municipal da Educação firmou um Termo de Colaboração com o Instituto Palavra Aberta para desenvolver atividades de Educação Midiática, buscando capacitar professores e alunos para lidar de forma crítica com as informações.

Tecnologia e Educação Midiática Combinadas

O Programa Educação Interativa atualmente combina os princípios da educação midiática com tecnologias interativas e ferramentas educacionais, capacitando os alunos para produzir conteúdo midiático de qualidade e desenvolver habilidades críticas e criativas.

Preparação para a Era da Informação e Tecnologia

A Secretaria Municipal da Educação acredita que promover o uso da tecnologia, estimular a inovação e promover a Educação Midiática são essenciais na era da informação e da tecnologia. Essas habilidades capacitam os alunos a discernir fontes confiáveis de informações, criar mídias de qualidade e se tornar cidadãos críticos e informados.

Liderança e Comprometimento de Guaratinguetá

Guaratinguetá lidera essa iniciativa, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento de uma sociedade informada, consciente e capaz de utilizar a informação de maneira construtiva.

Confira o vídeo em destaque: https://fb.watch/o8Io4VkmjH/