A importância do descarte correto de resíduos: Pneus

Feitos de borracha, derivados do petróleo, produtos químicos e com aramados de aço, os pneus são produtos imprescindíveis para o funcionamento de veículos, no entanto, podem se tornar um grande problema caso sejam descartados incorretamente ao fim de sua vida útil.

Um pneu pode demorar 600 anos para se decompor no meio ambiente, ao mesmo tempo que este processo pode causar contaminação do solo e da área onde o objeto se encontra, pondo em risco a vida de animais que consumam água ou comida afetada pelos químicos.

Se forem queimados, o material solta gases tóxicos que poluem o ar. Além disso, pneus podem acumular água, tornando-se criadores de mosquitos transmissores de doenças.

Em Guaratinguetá, é possível realizar o descarte de pneus no Ecoponto do bairro São Dimas, respeitando o limite de 1m³ de material a ser recolhido (equivalente a um porta malas de carro).

No Ecoponto os pneus são recolhidos por uma empresa especializada, que realiza a reciclagem do material. O aço é removido, e a borracha é triturada para utilização como matéria prima na produção de outros itens.

📍 O Ecoponto São Dimas fica na Avenida São Dimas, 441. Ele funciona de segunda a sábado, das 7h às 17h; e no domingo das 7h às 12h.

Faça a sua parte para a conservação do meio ambiente: Realize o descarte adequado de pneus! ♻️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content