A importância do descarte correto de resíduos: Lixo Eletrônico

Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública.

O solo contaminado pode ser prejudicial à saúde de animais e plantas daquele ecossistema, e produtos cultivados naquela terra também serão contaminados;

Quando atingem lagos, rios ou lençóis freáticos, os metais tóxicos de eletrônicos descartados incorretamente podem prejudicar a fauna, afetando inclusive a qualidade dos peixes da região, além de tornar a água e o alimento impróprios para consumo;

E, se consumidos ou inalados de forma involuntária, esses metais pesados podem causar danos neurológicos, renais, ósseos, circulatórios, hipertensão, anemia e paralisia nos seres humanos. Por isso, é importante o descarte adequado destes materiais.

Em Guaratinguetá, essa coleta é feita de forma racional: faz-se o recolhimento e armazenamento destes materiais no Ecoponto, situado no bairro do Pedregulho, para que depois, a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos), possa recolher gratuitamente e encaminhar os materiais para as fabricantes, que reciclam ou utilizam os equipamentos.

O Ecoponto fica na Rua Alfonso Giannico, 341, Pedregulho, na rua do Aeroclube. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Faça a sua parte para a conservação do meio ambiente: realize o descarte adequado de eletrônicos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content