1ª Conferência de Educação Antirracista é realizada em Guaratinguetá

Foi realizada na última sexta-feira (16), a 1ª Conferência de Educação Antirracista de Guaratinguetá no Espaço Multiuso, com o tema: “Cidadania e Equidade: uma educação antirracista nos espaços escolares”.

A ação faz parte da aprovação da Lei Municipal nº 5338/22, que cria o Programa Municipal Permanente de Enfrentamento ao Racismo e determina a organização de uma Conferência Municipal, onde as escolas possam apresentar seus trabalhos e resultados em torno do projeto que desenvolveram, acompanhada pelo Grupo de Trabalho (formado por representantes do poder Executivo, poder Legislativo e Conselhos Municipais). O município de Guaratinguetá é um dos pioneiros do Brasil na criação de uma lei específica de combate ao racismo por meio da educação antirracista. Estiveram presentes educadores e gestores das escolas municipais, membros da Secretaria Municipal de Educação e a vereadora Rosa Filippo.

O evento é importante para ampliar a discussão sobre o tema racismo na sociedade, com o objetivo de conscientizar e criar ações de enfrentamento ao preconceito racial. Nas palavras de Felipe Nogueira, coordenador de história e geografia da Oficina Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, “Construir uma educação antirracista é construir uma educação para diversidade, comprometida com a reflexão dos espaços, a multiplicidade de vozes e a plenitude do exercício da cidadania, alinhada ao desenvolvimento integral de nossos alunos, visando construir uma sociedade inclusiva, justa e democrática.”

Além de debates, aconteceram apresentações de danças de origem africana e capoeira, do grupo Guará Capoeira, do mestre Chico Coco, feita por alunos das escolas municipais Zezé Figueiredo e Broca Meirelles, e uma apresentação musical da aluna Ana Laura Soares.