Descarte correto de resíduos de construção civil, volumosos e recicláveis em Guaratinguetá

11/11/2019

Guaratinguetá conta com diversas ações para o descarte correto do lixo e de materias inservíveis, visando a preservação do meio ambiente.

Além da coleta de lixo, que passa semanalmente por toda a cidade, o município possui a Coleta Seletiva, que recolhe materiais recicláveis em diversas regiões.

A cidade dispõe também de locais especiais para recebimento de materiais inservíveis. São dois PEV´s (Posto de Entrega Voluntária), um localizado no Parque São Francisco (Rua Benedito Monteiro dos Santos) e o outro da CECAP (Avenida São Dimas, s/n°).

Ambos locais funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e recebem materiais como plástico, papelão, vidro, resto de construção civil, móveis e eletrodomésticos quebrados.

A quantidade máxima por pessoa é de 1m³ de resíduos (uma carroça ou caçamba de utilitário) e não é permitido descarte de lixo residencial.

Além dos Pev´s, há também em Guaratinguetá dois ECOPONTOS, um localizado na Rua Afonso Giannico, esquina com a Rua Joaquim Maia, e outro no Parque Ecológico, onde é feito o descarte de recicláveis, como papelão, plásticos, latinhas e garrafas pets.

Os integrantes da Cooperativa Amigos do Lixo recolhem esses materiais depositados e levam para o local de triagem.

Com todas essas opções para o descarte correto de qualquer tipo de lixo, ainda tem gente que realiza o descarto incorreto, por isso a participação da população na fiscalização é fundamental.

Caso encontre alguém realizando este crime ambiental, denuncie à Prefeitura pelo telefone (12) 3128-7700.

A participação de todos é de extrema importância. Preservar o meio ambiente é preservar a vida!