VOCÊ SABIA?

04/09/2018

Guaratinguetá possui o serviço da Vigilância em Saúde, responsável por coordenar e executar atividades relativas à prevenção, ter o controle de agravos, elaborar e divulgar informações, além de monitorar o quadro sanitário do município. A Vigilância é dividida em três setores: Vigilância Sanitária, Epidemiológica e o Centro de Controle de Zoonoses. Cada setor tem suas atribuições específicas, confira:

Vigilância Sanitária: Responsável por promover proteger a saúde da população e  capazes de eliminardiminuir ou prevenir riscos à saúde. Além de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Dentre as principais atividades pode-se destacar:

– Fiscalização para liberação de licença sanitária;

– Atendimento a denúncias;

– Investigação de surtos alimentares;

– Coleta de alimentos para análise;

– Análise de projetos arquitetônicos – Emissão de laudo técnico de avaliação LTA;

– Atividades educativas.

– Controle e Monitoramento de água para consumo humano.

– Saúde do trabalhador.

Vigilância Epidemiológica: Responsável por produzir análise de situação de saúde sobre vulnerabilidades socioambientais para o planejamento de ações e serviços de saúde. Além de desenvolver um conjunto de ações a serem adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para reduzir a exposição da população e dos profissionais de saúde aos riscos de desastres, a redução das doenças e agravos deles decorrentes. Dentre as principais atividades pode-se destacar:

– Campanha de vacinação;

– Doença de notificação compulsória;

– Coleta de dados;

 Interpretação de dados e análise de informação;

– Recomendação e adoção de medidas de controle;

– Divulgação da informação sobre a doença e o resultado das medidas aplicadas.

Centro de Controle de Zoonoses: Responsável por ajudar o cidadão a cuidar ou prevenir-se de doenças transmitidas ao homem através dos animais, as zoonoses. Além de alertar a população em como prevenir-se através de palestras, levando orientações, através dos agentes de endemias e de combate à dengue nas residências. Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) cuidam também de pontos estratégicos como borracharias, reciclagens e imóveis especiais como escolas e fábricas. Dentre as principais atividades pode-se destacar:

– Estratégias de vigilância epidemiológica (voltada as doenças transmitidas dos animais aos seres humanos)

– Atividades de prevenção para acidentes com animais peçonhentos.

– Estratégia de controle, quando pertinente e necessário, de animais peçonhentos, venenosos, vetores, hospedeiros, reservatórios, amplificadores, portadores, suspeitos ou suscetíveis às zoonoses, quando estes forem de relevância para a saúde pública.

 
Skip to content