Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

SETEMBRO AMARELO: MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

A campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, é realizada no Brasil desde 2014, tendo sido instituído pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina.

O objetivo é contribuir para que o poder público e a sociedade atuem na conscientização sobre a importância sobre o tema, que ainda é visto como tabu. É importante que o assunto seja destaque durante a campanha, para que pessoas que estejam passando por momentos difíceis possam ser impactadas e decidam a buscar ajuda.

O intuito do Setembro Amarelo é também informar a população para que as pessoas saibam identificar o problema no próximo, em amigos ou familiares, e saibam como agir nesses casos. São algumas ações que podem fazer a diferença na vida de outras pessoas:

-Manter uma escuta ativa e sem julgamentos;
-Demonstrar empatia e interesse em ajudar;
-Encaminhar a pessoa a um médico psiquiatra.

É importante ressaltar a importância do médico psiquiatra, que tem a formação própria para controlar a situação e salvar o paciente. Caso esteja passando por dificuldades, ou esteja ajudando alguém nessa condição, não deixe de consultar o profissional.

A informação salva vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content