Semana Estadual da prevenção e controle de Leishmaniose Visceral no Estado de São Paulo

Durante a semana de 07 a 11 de agosto, foi realizada pela Secretaria de Saúde a semana estadual de prevenção e controle de Leishmaniose Visceral, com o intuito de disseminar conhecimento e conscientização sobre a importância da prevenção e controle dessa doença.

Leishmaniose Visceral é transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Estes insetos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.

As atividades se estenderam por todas as unidades de saúde, além de estarem presentes nas clínicas veterinárias da região. Essa colaboração foi essencial para promover uma consciência coletiva sobre os desafios e medidas necessárias para prevenir a Leishmaniose.

Agradecemos a todos que se juntaram a essa causa! Cada ação faz a diferença e contribui para um ambiente mais seguro e saudável para todos.

#euapoioefacoparte