Representantes de Guaratinguetá participam de Capacitação dos Municípios Resilientes

Guaratinguetá está desenvolvendo Plano Municipal de Adaptação e Resiliência as Mudanças Climáticas.

O Governo de São Paulo, em parceria com a Agência Alemã para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil (GIZ), está auxiliando representantes do município de Guaratinguetá pelo Projeto Municípios Paulistas Resilientes (PMPR) na elaboração do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência as mudanças Climáticas.

O município está entre os 13 escolhidos no estado para o desenvolvimento de um projeto piloto de enfrentamento às mudanças climáticas. A capacitação e as assessorias vão servir de base para a estruturação do plano, que será replicado para auxiliar os demais 645 municípios do Estado de São Paulo.

O governo paulista vai disponibilizar para a utilização dos municípios um site com dados atualizados georreferenciados, informações relacionadas aos recursos hídricos, infraestrutura, biodiversidade, uso do solo e aspectos sociais. Além disso, os interlocutores municipais serão capacitados a utilizar estes dados para identificação de suas vulnerabilidades climáticas e se prepararem para o seu enfrentamento.