Professores do Profesp participam de oficina de inclusão de deficientes visuais

Na última segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a iniciativa do coordenador da Oficina Pedagógica, João Pacelli, educadores do Profesp participaram de uma experiência única e transformadora. A iniciativa consistiu em uma oficina onde os professores foram desafiados a vivenciar atividades com os olhos vendados, proporcionando um mergulho na realidade das pessoas com deficiência visual.

A oficina contou com o apoio e a presença dos coordenadores da oficina pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), ampliando o alcance e a relevância da iniciativa.

Na parte prática, os participantes foram guiados por atividades selecionadas para promover uma compreensão mais profunda das necessidades e desafios enfrentados por indivíduos com deficiência visual. Dentre as atividades preparadas estavam o Goalball, salto em distância, estafeta, circuito, corrida com guia, tampa no barbante e colocar pregador no barbante. Cada exercício foi projetado para estimular os sentidos e promover a empatia e a compreensão da experiência cotidiana de uma pessoa com deficiência visual.

Ao vivenciar de forma prática as dificuldades enfrentadas por indivíduos com deficiência visual, os professores estão mais preparados para criar ambientes inclusivos e acessíveis em suas salas de aula. Essa experiência contribui para promover uma cultura de respeito, empatia e valorização da diversidade, fundamentais para uma educação verdadeiramente inclusiva.