PREFEITURA REALIZA FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL PREPARANDO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO

02/08/2019

A Secretaria da Educação de Guaratinguetá ofereceu aos profissionais da rede municipal dois dias de replanejamento, em preparação para o 2º semestre letivo, com simpósios e palestras importantes para a formação de nossos educadores. Este é um momento de reforçar as práticas e ações pedagógicas, com uma equipe unida por um bem comum: a educação de nossas crianças.

No primeiro dia, quarta-feira (31), aconteceu o I Simpósio de Guaratinguetá – A Escola do Século XXI: Desafios e Possibilidades, com os renomados palestrantes Prof. Valther Maestro, falando sobre “As competências, as habilidades e o protagonismo dos Educadores e dos Estudantes”, e Profª. Ana Melo, com o tema “As relações humanas e as competências socioemocionais”. Além de professores e equipe gestora do PEB I e PEB II da rede municipal, estiveram presentes educadores da região – cidades como Lagoinha, Piquete, Cruzeiro, Taubaté, Caçapava, Lorena e Potim.

Também no dia 31, na parte da manhã, foi realizada uma capacitação de inclusão voltada para formação de monitores. Na ocasião, a palestrante Denise Marcelino discorreu sobre o tema “Os desafios da educação inclusiva: da sensibilidade à prática escolar e social”.

Já no segundo dia, nesta quinta-feira (01), foi realizada a formação da IMPARE para professores e toda equipe gestora pela Profª. Tatiane Isaía. Vale lembrar que esta é a segunda edição esse ano, a primeira ocorreu no início do 1º semestre. A IMPARE tem por objetivo o desenvolvimento da sensibilidade por meio da música, o que já está sendo trabalhado pelos professores da Educação Infantil com o objetivo de desenvolver as competências socioemocionais dos alunos.

A Secretaria da Educação Municipal vem investindo na formação continuada de educadores desde 2017. Este é um dos pilares que tem garantido a melhoria contínua da qualidade do ensino da nossa cidade, que conta também com melhorias na infraestrutura nas escolas por meio de manutenções, reformas e ampliações nas unidades escolares, construção de novas creches, investimentos na merenda e no transporte escolar, além de formação de educadores nas ferramentas Google para Educação