Prefeitura lança questionário para Plano de Retomada Socioeconômico de Guaratinguetá

09/06/2020

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, prepara o Plano de Retomada Socioeconômico de Guaratinguetá, que consistirá numa série de ações estudadas, discutidas com a sociedade civil e planejadas para que os impactos da pandemia atual de Corona Vírus na população e na economia local sejam minimizados. Já como parte dessa iniciativa, foi lançado na última semana um questionário virtual para microempresários da cidade. Ele pode ser respondido aqui: https://observatorio.guaratingueta.sp.gov.br/coronavirus-guaratingueta/ , no banner “Pesquisa o Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios”.

São questões relativas às dificuldades enfrentadas pelos micro e pequenos empresários do município nesse período. O objetivo é ter um retrato mais detalhado da situação comercial e empresarial para estabelecer um plano de retomada cada vez mais adequado à realidade da cidade. Uma busca ativa também será feita pela Prefeitura para localizar parte do público-alvo – formado por trabalhadores informais e formais (MEI, ME e EPP) de Guaratinguetá –, especialmente os trabalhadores rurais.

“Só teremos um diagnóstico real se a amostragem for significativa. Então, lançamos essa pesquisa virtual e faremos contatos com os produtores e trabalhadores rurais, associações de moradores e associação comercial, para chegarmos a um maior número de pessoas possível. Com dados reais, o programa de retomada se torna mais factível com a realidade da cidade”, explica o Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Daniel de Oliveira.

Um grupo estratégico foi montado para as análises dos dados, elaboração de estratégias e definições de metas e etapas a serem cumpridas. Formado por representantes da Prefeitura, do Sebrae, da sociedade civil, de sindicatos, economistas, de empresários (urbanos e rurais) e de industriais do município, esse grupo terá encontros virtuais semanais para execução do planejamento. O Orçamento Municipal e suas possibilidades também farão parte desse projeto de retomada, assim como ações de economia solidária e incentivo ao consumo local.

“A cidade precisa encarar essa nova realidade de forma bem planejada, para que os impactos, que vão ocorrer, sejam os menores possíveis. Lidamos com uma situação inesperada, trágica e inédita. Então, temos que nos organizarmos bem e envolver todos que possam contribuir para que a cidade retome seu caminho de crescimento e cuidados com os seus que temos com meta”, afirma o prefeito Marcus Soliva.

Nas próximas semanas, já com parte desse questionário respondido, a Prefeitura fará uma listagem de financiamentos e linhas de créditos disponíveis para os perfis empresariais e suas principais dificuldades. Cursos, palestras, reuniões e mais ações efetivas também fazem parte das próximas etapas, elencadas a partir desse diagnóstico real.

Outras ações

O Plano estabelecerá etapas e ações a serem desenvolvidas nos próximos meses. Além desse questionário, outra ação prática já realizada foi o site que concentra todas as informações sobre o COVID-19 num mesmo espaço, o https://observatorio.guaratingueta.sp.gov.br/coronavirus-guaratingueta/ . Dentro do site do Observatório Municipal, esse novo espaço virtual abriga informes, atualizações, iniciativas e dados sobre tudo que é desenvolvido e realizado nesse período de pandemia. O site tem foco principal na transparência das informações corretas e oficiais sobre Coronavírus em Guaratinguetá, ampliando a conscientização da gravidade da situação, combatendo falsas notícias e compartilhando as iniciativas em andamento.