Prefeitura firma parceria com Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos

03/06/2020

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Obras e Serviços Municipais, assinou recentemente um acordo de cooperação de logística reversa com a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos.

A entidade, sem fins lucrativos, é responsável por definir e organizar o gerenciamento de resíduos sólidos, implementando sistemas coletivos de logística reversa de larga escala e promovendo economia ao reduzir os custos operacionais e de transações.

De acordo com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, estima-se que Guaratinguetá produziu em 2019 cerca de 398,30 toneladas de resíduos eletroeletrônicos ou eletrodomésticos e, a partir de agora, todos esses materiais serão retirados em nossos pontos de entrega voluntária e terão a destinação correta, gerando menor impacto ao meio ambiente.

Semanalmente a Secretaria de Obras recolhe os resíduos nos PEV’s e armazena em seu prédio operacional, para que possa ocorrer a coleta pela equipe da ABREE.

Os munícipes podem descartar esse tipo de materiais no PEV do São Dimas ou na Secretaria de Obras. Confira a lista completa de materiais que podem ser descartados neste link: http://abree.org.br/informacoes

E não termina por aí!

A Secretaria de Obras e Serviços Municipais está finalizando a reforma e automação em seu triturador industrial e, em breve, iniciará a reciclagem de resíduos de construção civil para reuso em obras de manutenção em vias públicas.

Alem disso, está terminando a elaboração de um projeto de reciclagem e destinação final dos resíduos gerados em capina, roçada e poda de árvores em todas as áreas urbanas no Município.

Desde o início de 2020 a Secretaria já recebeu e destinou mais de 600 toneladas de resíduos volumosos dos seus pontos de entrega voluntária.