Prefeitura disponibiliza memorial dedicado à vítimas do coronavírus em Guaratinguetá

10/06/2020

A Prefeitura disponibiliza a partir desta semana uma singela homenagem aos que perderam a vida em função da COVID-19 na nossa cidade. Um memorial com um breve resumo de quem são nossos cidadãos que infelizmente nos deixaram passa a ficar disponível no site https://observatorio.guaratingueta.sp.gov.br/para-recordar/ . Dentro do site do Observatório Municipal, esse novo espaço virtual abriga informes, atualizações, iniciativas e dados sobre tudo que é desenvolvido e realizado nesse período de pandemia.

Dentre os objetivos dessa pequena reverência é não deixar de humanizar os acontecimentos recentes, para que a população não pense somente em números. Postado na rede mundial de computadores, é também uma forma de eternizar aqueles que deixaram saudades nas famílias que perderam o seu convívio.

“Cada um que parte desse plano deixa toda uma história de vida, amores e saudades. Conversando com as famílias, percebemos o sentimento comum de que não conseguiram realizar uma despedida digna desses que se foram e eram tão queridos pelos seus. Então, pensamos em deixar disponível para todos quem eles foram, uma pequena fração das suas características e sentimentos. Transformar ‘o que’ em ‘quem’”, explica o Chefe de Gabinete da Secretaria de Governo, Tiago Cida.

Site Coronavírus

Criado para ser um espaço direto e conciso, o site será alimentado diariamente com as atualizações dos dados relativos aos novos casos, gráficos com a evolução das notificações em Guaratinguetá e mapas com as localidades de registros de casos (somente do bairro, preservando a identidade dos cidadãos monitorados, confirmados e descartados).

Dentro do site, a população consegue ter acesso direto à Secretaria de Saúde e de Assistência Social, por exemplo, para dúvidas de atendimento direto (Zap da Saúde) e solicitar avaliação de necessidade para concessão de cesta básica emergencial.

As notícias sobre todos trabalhos diários realizados na cidade pela Prefeitura com foco no Coronavírus ficarão agora nesse espaço virtual, facilitando a busca por informações. Os munícipes também terão ainda acesso rápido aos horários do transporte público municipal, todos os decretos, medidas provisórias e leis aprovadas nesse período (governos federal, estadual e municipal).

“É ferramenta para consulta tanto da população, quanto para a imprensa e entidades. Havia essa necessidade de concentrarmos todas as informações oficiais num mesmo espaço e que ele fosse acessível também ao cidadão comum, investindo na transparência de gestão, partilhando os trabalhos e alertando sobre a gravidade do momento. O cidadão consegue saber da evolução dos casos, onde eles ocorrem, tendo, assim, mais mecanismos de alerta”, explica o Secretário de Governo, Daniel de Oliveira.

Atividade já realizada pela Secretaria de Saúde, o atendimento psicológico online também terá espaço nesse novo site. Há um link direto voltado aos pacientes que foram positivados ou estão em isolamento social, além de profissionais da saúde, assistência social e segurança que estão na linha de frente no combate ao COVID-19.

O site também abriga iniciativas de entidades e voluntárias realizadas em Guará. Desde a divulgação gratuita de comércios de delivery e contato direto com os mesmos (“Parceria do Bem” e “Eshop Guará”), quanto a cursos à distância do Sebrae e programa de doações às entidades de saúde municipais (“ComVida”).