Prefeitura cria Programação de Planejamento Escolar para 2019

A gestão Marcus Soliva/Elisabeth Sampaio vem demonstrando desde o início a preocupação com a valorização e formação dos professores e equipes gestoras das unidades escolares municipais. Neste sentido, o início do ano letivo de 2019 contará com um planejamento inédito, de 01 a 08 de fevereiro, com diversas formações abrangendo aspectos pedagógicos e da realidade escolar, bem como liderança e gestão.

Serão estabelecidos objetivos e metas para o ano letivo de 2019, alinhando ações com foco nas necessidades dos alunos e visando a melhoria constante da qualidade do ensino municipal. A participação dos professores no planejamento é parte dos princípios de gestão democrática adotados por esta administração municipal, e a semana de planejamento visa também acolher esses profissionais da educação municipal, dando as boas vindas para o início do trabalho.

Durante todo o ano acontecerão ainda as formações continuadas, já que a Educação é um processo em constante mudança e que está sempre em aprimoramento para formar mais que bons alunos, cidadãos conscientes, éticos e preparados.

Além da valorização e incremento da qualidade do processo pedagógico, também está sendo realizada desde o início da gestão a reforma e manutenção das escolas e creches municipais para criar ambientes alegres, modernos, preparados para a tecnologia e funcionais, tudo para tornar nossas escolas adequadas para alunos, professores, funcionários e comunidade.Ressaltamos que até o momento foi realizada a manutenção e reforma de 20 unidades escolares; pintura externa padronizada e manutenção da fachada de todas as creches; além da reforma da Merenda Escolar e construção da nova sede da Secretaria da Educação.Estão ainda em reforma a creche e a escola do bairro Pingo de Ouro; em construção o Parque Esportivo da escola Dr. Guilherme; em construção as creches do Village Santana e Jardim Primavera; em reforma e ampliação a escola Carmelita e está em processo de licitação a reforma da escola André Freire. Também foi feita a renovação de parte da frota da merenda e do transporte escolar. Todo esse investimento em apenas 2 anos de gestão é inédito na Educação Municipal de Guaratinguetá.

Confira a programação do Planejamento Escolar 2019:

01/02 – Sexta-FeiraCurso de Liderança Pública para Gestores da Rede Municipal

04/02 – Segunda-feiraEducação Infantil: “A BNCC e o Processo de Alfabetização e Letramento” – Professora Emília CiprianoEnsino Fundamental I:”Contação de História” – Prof. Davi Coura Borges”A BNCC e a Formação dos Professores: um processo que precisa ser conversado e implementado”Ensino Fundamental II: Diego MoreiraOficina de Motivação – Andrea Colura

05/02 – Terça-feriaEducação Infantil:”Jogos, Brincadeiras e Brinquedos na Educação Infantil” – Professor Thiago Aquino (Paçoca)Ensino Fundamental I”Professor Diapasão” – Prof. Davi Coura Borges”Inclusão na Escola e os Paradigmas Expressos na Prática do Professor” – Profª Cristiane Freitas FerreiraEnsino Fundamental IIAbertura do curso “Gestão e Práticas Pedagógicas nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências na Escola Pública” – Prof. Alexsandro Santos

06/02 – Quarta-feiraEducação Infantil: Projeto de Leitura/BNCC/Procedimentos para 2019 – Prof. Davi CouraEnsino Fundamental II:Desenvolvimento do curso”Gestão e Práticas Pedagógicas nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências na Escola Pública” – Prof. Alexsandro Santos e Prof. Rodnei Pereira

07/02 – Quinta-feiraFundamental I:Capacitação “Lions Quest” – Prof Makill Lima de Vasconcelos.Ensino Fundamental II:Desenvolvimento do curso”Gestão e Práticas Pedagógicas nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências na Escola Pública” – Prof. Alexsandro Santos e Prof. Rodnei PereiraInclusão/AEE:”As Experiências de uma Pessoa com Autismo no Mundo Inclusivo”

08/02 – Sexta-Feira:Fundamental I:Capacitação “Lions Quest” – Prof Makill Lima de Vasconcelos.