Guaratinguetá zera número de casos de dengue em 2018

22/11/2018
Guaratinguetá zerou os números de caso de dengue neste ano. A cidade que chegou a registrar 1.179 casos em 2015, agora registrou queda significativa nos últimos anos e em 2018 não tem nenhum caso confirmado da doença, com apenas 3 casos suspeitos aguardando resultado laboratorial.
Veja os números de casos confirmados no município nos últimos anos:
2015: 1.179
2016: 40
2017: 13
2018: 0
Para obter esse expressivo resultado na queda da doença, a Prefeitura tem desenvolvido diversas atividades de conscientização e prevenção para evitar a proliferação do mosquito.
A Secretaria Municipal de Saúde realiza, diariamente, visitas com os agentes onde é realizada a pesquisa de forma imatura de culicídeos em recipientes que contenham água ou apresentem condições favoráveis para o acúmulo. Mesmo com essa atividade, é necessário que a população faça a inspeção em casa. Um dos maiores criadouros do mosquito na cidade é em ralos, por esse motivo tele o seu e colabore com a atividade de prevenção que tem sido realizada no município.
COMBATE À DENGUE
De acordo com o Ministério da Saúde, neste ano o Brasil apresentou 62 mortes e 1659 casos confirmados de dengue. Desses casos, 136 eram considerados graves e 1523 em alerta. Vale ressaltar que em períodos chuvosos, multiplicam-se os locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti e por isso, a população deve se manter atenta para eliminação desses criadouros.
Confira dicas para prevenção:
– Evite o acúmulo de água
– Coloque tela nas janelas
– Coloque areia nos vasos de plantas
– Seja consciente com seu lixo
– Tele os ralos e coloque desinfetante
– Limpe as calhas

Skip to content