Guaratinguetá segue investindo no atendimento pré-hospitalar

Nesta quinta-feira (03), a Santa Casa de Guaratinguetá apresentou os indicadores de qualidade dos últimos 11 meses da Central de Regulação de Urgências Médicas da Regional Guaratinguetá e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município. O evento aconteceu no Auditório de Educação.

Guaratinguetá recebe o total de 59 mil ligações que são atendidas diariamente por 24 horas com uma equipe responsável de três Técnicos Auxiliares de Regulação Médica e dois Médicos Reguladores com um Rádio Operador.

A média de tempo de Regulação é de dois minutos e 50 segundos, mas em casos classificados por médicos como de grande gravidade, a viatura é enviada ainda no período de coleta de informações, dessa forma diminuindo o tempo de chegada do socorro.

✅️Além disso, foi apresentado todo o investimento da Prefeitura de Guaratinguetá na compra dos novos e modernos equipamentos para as ambulâncias do SAMU, tornando o serviço de atendimento pré-hospitalar um dos mais modernos do mundo.

✔️Novos projetos foram apresentados como a inclusão de mais uma viatura de Suporte Avançado em Guaratinguetá

✅️Central de Regulação de Urgências recebeu: prontuário eletrônico, sistema informatizado, a geolocalização da viatura em tempo real, modernização da central de telefonia, quadro de urgências com o contato diário com os hospitais da região.

✅️Nas ambulâncias foram incluídos: celulares, tablets, novos e modernos monitores e desfibriladores, equipamento para intubação com câmera de vídeo, eletrocardiograma, medicações para atendimento de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) ainda na viatura, dispositivos para punção intraóssea e o Compressor LUCAS 3, o mais moderno sistema de compressão cardíaca que é responsável por proporcionar a circulação do sangue em situações de Parada Cardiorrespiratória.

Com isso, aumentamos a chance de salvar vidas com um cronograma de treinamento e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na intervenção e na Central de Regulação de Urgências.

Parabéns a toda equipe envolvida que desempenha um ótimo trabalho!