Guaratinguetá se destaca como Pioneira em Educação Midiática

Guaratinguetá se destaca por sua iniciativa pioneira na área de Educação Midiática com um programa voltado diretamente para os professores da rede municipal em parceria com o Instituto Palavra Aberta.

O Instituto Palavra Aberta é reconhecido pela busca em fomentar debates sobre temas relevantes para a sociedade. A parceria firmada com a Prefeitura de Guaratinguetá reforça o compromisso do Instituto em promover a Educação Midiática como uma ferramenta essencial para capacitar cidadãos a lidar de maneira crítica e responsável com as informações.

Sendo destaque em incentivar a Educação Midiática nas escolas, foi desenvolvido um programa totalmente destinado aos professores da nossa cidade, que conta com um total de 160 inscritos, para abranger boas práticas de planos de aula para identificação de fake news, uso crítico e consciente das mídias, diferenciação de fatos e opiniões. Além deste programa destinado especialmente a Guaratinguetá, o palavra aberta ainda oferece um curso de seleção para formação de multiplicadores, onde o professor se torna além de conhecedor, uma pessoa responsável por incentivar e estimular os seus pares a terem um responsabilidade midiática.

Os dois programas visam a capacitação de professores com as ferramentas necessárias para desenvolver habilidades de consumo consciente de informações. Esse esforço contribui para a construção de uma sociedade mais democrática, bem informada e engajada, preparada para enfrentar os desafios do mundo digital e da era da informação.

A Educação Midiática oferecida inclui todas as séries da rede municipal, seguindo os princípios da Base Nacional Comum Curricular e também apresenta benefícios práticos, podendo ser aplicada na sala de aula para verificar a veracidade, por exemplo, de dados gráficos nas aulas de matemática. Ao combinar essa abordagem com conceitos de computação, os alunos adquirem a capacidade essencial de analisar as informações online de forma crítica, uma habilidade cada vez mais necessária na sociedade atual.

Guaratinguetá se posiciona como líder nessa iniciativa, demonstrando seu comprometimento com o desenvolvimento de uma sociedade informada, consciente e capaz de utilizar a informação de maneira construtiva.