Guaratinguetá realiza “Projeto Superação”, que facilita a prática paradesportiva

17/09/2021

Os Jogos Paralímpicos foram realizados recentemente no Japão. Você sabia que em Guaratinguetá também são desenvolvidas modalidades esportivas para pessoas com deficiência?

A Secretaria de Esportes desenvolve 3 modalidades esportivas adaptadas, como parte do Projeto Superação. São elas: Capoeira; Ginástica Rítmica e Tênis de Mesa.

O PROJETO CAPOEIRA INCLUSIVA reúne em seu atendimento todas pessoas sem distinções. Oferece a prática baseada na “pedagogia e treinamentos” desenvolvidos por Mestre Ponciano.

O PROJETO CAPOEIRA ADAPTADA realiza as adaptações para a prática da capoeira em grupos ‘específicos e fechados’ para idosos, deficientes físicos, visuais, auditivos, etc.

Ambos os grupos fazem parte do “PROGRAMA CAPOEIRA ESPECIAL” criado e implantado, a 41 anos, pelo Guaratinguetaense, mestre de Capoeira, pedagogo e professor de educação física Ponciano C.S. Almeida.

As aulas de capoeira adaptada são realizadas na Associação Capoeira Especial, às segundas e quartas-feiras, das 9 às 12h.

A GINÁSTICA RÍTMICA ADAPTADA atende meninas com ou sem deficiência Intelectual estimulando o desenvolvimento físico, intelectual e social. As aulas são ministradas pela Professora Elisete Leite( Lili) especialista em Ginástica Rítmica e Mestra em Educação na área de Inclusão e diversidade cultural.

As aulas de ginástica rítmica adaptada são realizadas no Fundo Social da Vila Paraíba, às segundas e quartas-feiras, das 14 às 17h.

O TÊNIS DE MESA ADAPTADO é uma modalidade que atende cadeirantes e pessoas com outros tipos de deficiência. As aulas são ministradas pelos professores Tanaka e Márcio Luiz.Trata-se, assim como as demais modalidades citadas, de um exercício prático de aceitação das diversidades, deficiências intelectuais e diferenças através do esporte.

As aulas de tênis de mesa adaptado são realizadas segunda, quarta e sexta, das 8 e 10h no Estádio Dario Rodrigues Leite.

Para realizar a inscrição para as modalidades tratadas, basta procurar o professor das modalidades nos horários e locais de aula apontados, ou, ligar para a Secretaria de Esportes através do número: 3122-4010

Skip to content