Guaratinguetá já chegou no futuro: Professores da Rede Municipal de Ensino participam de workshops voltados à Educação Socioemocional

20/02/2020

Entre os dias 17 e 20 de fevereiro, mais de 120 professores da Rede Municipal de ensino participaram de 4 workshops voltados à Educação Socioemocional.

Os professores tiveram a oportunidade de serem treinados por dois dos maiores especialistas na área, a Profª Frances Portillo, Consultora Internacional especializada em “Cross-Cultural Communication, Inteligência Socioemocional e Resolução de Conflitos, que já trabalhou em mais de 33 países com treinadora, apresentadora, facilitadora e “Coach”; e o Prof Mackill Lima de Vasconcelos, Mestre em Psicologia Clínica pela UnB, Instrutor Nacional de Lions Quest. Participaram também as professoras Erika, Lígia e Roseli, que estão em processo de certificação para poderem capacitar novos professores.

A BNCC Base Nacional Comum Curricular, que traz as diretrizes para o ensino no Brasil a partir de 2020, tem em seus 10 pilares 05 diretamente relacionados à educação socioemocional. Diversas pesquisas feitas ao redor do mundo indicam que aproximadamente 40% das profissões do futuro estarão diretamente ligadas às habilidades socioemocionais.

Guaratinguetá dá mais um importante passo nesse sentido, devido à visão de futuro da equipe da Secretaria de Educação, que iniciou há 3 anos um projeto piloto para a implantação do Programa Lions Quest de LCIF Lions Clubs International Foundation.

Após o segundo ano de avaliação, o programa foi implantado para todos os alunos do Ensino Fundamental – anos Iniciais (5º ao 9º ano), o que coloca o município em destaque como o primeiro no Brasil e um dos primeiros no mundo a implantar o programa para todos os alunos desta faixa etária.

Skip to content