Guaratinguetá aumentou mais de 40% na pontuação no ranking do Previna Brasil que avalia o desempenho dos municípios na atenção básica de saúde

Guaratinguetá aumentou em 40,89% a pontuação no programa do Previne Brasil, ranking do Ministério da Saúde que avalia o desempenho dos municípios brasileiros na atenção básica de saúde, em relação a avaliação anterior.

O município saltou da 539ª posição para ocupar a 224ª na comparação com todas as cidades do Estado de São Paulo, um avanço de 315 posições. Além disso, Guaratinguetá foi a cidade que mais cresceu se considerarmos apenas as cidades com mais de 10 mil habitantes.

O programa avalia os seguintes indicadores:

✅ Proporção de gestante com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas
✅ Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV
✅ Proporção de gestantes com atendimento odontológicos realizado
✅ Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS
✅ Proporção de criança de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções por haemoplhilus influenzae tipo B e Poliomielite inativada
✅ Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre
✅ Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre

Vale destacar que Guaratinguetá apresentou melhora em todos os indicadores na comparação com a avaliação anterior.

A Secretaria de Saúde ressalta que segue com trabalhos visando uma Saúde cada vez melhor em Guaratinguetá!