Guará Retrô: Relembrando as memórias de nossa querida ciddade

Hoje vamos falar do Dr. Euryclides de Jesus Zerbini que teve uma jornada incrível no campo da medicina, especialmente na cirurgia cardíaca. Nascido em 1912, em nossa cidade de Guaratinguetá, Zerbini se tornaria um dos pioneiros e mais respeitados cirurgiões cardíacos do Brasil.

Sua trajetória começou na Universidade de São Paulo (USP), onde ele se formou em medicina em 1935. Após completar sua graduação, ele viajou para os Estados Unidos, onde teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos maiores nomes da medicina cardíaca, incluindo o renomado Dr. Dwight Harken, na Harvard Medical School.

O retorno de Zerbini ao Brasil em 1943 marcou o início de uma carreira notável. Ele trouxe consigo o conhecimento e técnicas inovadoras que havia adquirido nos Estados Unidos, incluindo a habilidade de realizar cirurgias cardíacas. No entanto, o cenário brasileiro era desafiador, pois a cirurgia cardíaca ainda estava no início no país.

A grande oportunidade de Dr. Zerbini surgiu em 1958, quando ele foi convidado para realizar o primeiro transplante cardíaco bem-sucedido da América Latina. O paciente, um homem de 27 anos, recebeu um novo coração e sobreviveu por 24 dias. Embora o resultado tenha sido temporário, esse marco colocou Zerbini no topo da cirurgia cardíaca internacional.

Em 1968, o Dr. Zerbini fundou o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (InCor), que se tornou uma das instituições mais respeitadas em cardiologia e cirurgia cardíaca do mundo. Ele continuou aprimorando técnicas e treinando uma nova geração de cirurgiões cardíacos.

Dr. Euryclides de Jesus Zerbini faleceu em 1993, mas seu legado continua a influenciar a medicina cardíaca no Brasil e em todo o mundo. Sua dedicação, paixão e pioneirismo transformaram a cirurgia cardíaca em um campo respeitado e crucial para a saúde cardiovascular.