Guará Retrô: Relembrando as memórias de nossa querida cidade!

Hoje, vamos mergulhar na história de uma figura notável da nossa cidade: Antônio de Sant’Anna Galvão, carinhosamente conhecido como Frei Galvão. Ele nasceu em 10 de maio de 1739 em Guaratinguetá, deixando para trás um legado de fé, devoção e milagres que perduram até os dias atuais.

Frei Galvão é reverenciado por sua notável contribuição à fé católica, especialmente através de suas famosas pílulas milagrosas. Ao longo de sua vida, ele realizou inúmeros milagres, muitos dos quais são atribuídos à eficácia de suas pílulas abençoadas.

Em um momento de grande alegria para a cidade, Frei Galvão foi canonizado como santo no dia 11 de maio de 2007, um reconhecimento merecido de sua vida dedicada à fé e à caridade.

Hoje, aqueles que desejam conhecer mais sobre a vida e os feitos de Frei Galvão podem visitar a Casa de Frei Galvão em Guaratinguetá. Nesse local histórico, a parte térrea abriga a Sala das Relíquias, onde estão expostos móveis, imagens e quadros que oferecem uma visão fascinante da vida do santo. O Memorial de Frei Galvão é outro destaque da visita, onde os visitantes podem conhecer a Sala dos Milagres e até mesmo uma fonte onde os peregrinos podem captar as águas abençoadas, reforçando sua conexão espiritual com o santo.

Monumento histórico Municipal que é a Catedral onde Frei Galvão foi batizado e rezou sua primeira missa nessa igreja, lugar hoje que é um monumento histórico e religioso.

O Santuário de Frei Galvão, o primeiro dedicado ao primeiro santo brasileiro, é um local de peregrinação importante. Atraindo inúmeros devotos todos os anos, o santuário oferece um espaço de devoção e reflexão, onde os fiéis podem se conectar com a espiritualidade de Frei Galvão e buscar as bênçãos que ele continua a proporcionar através de suas pílulas milagrosas.

Além disso, a cidade de Guaratinguetá orgulha-se de abrigar o Seminário de Frei Galvão, onde encontram-se os frades franciscanos, da mesma ordem do Santo. Fundado em 1942, este seminário acolhe jovens seminaristas que aspiram a seguir a vocação franciscana, mantendo viva a tradição de Frei Galvão e promovendo os valores de fé, amor e serviço à comunidade.

Em resumo, a vida e o legado de Frei Galvão são um tesouro para nossa cidade de Guaratinguetá e para todo o Brasil. Sua canonização e os locais de devoção dedicados a ele representam não apenas um reconhecimento de sua santidade, mas também uma inspiração contínua para aqueles que buscam a espiritualidade e a cura em sua jornada de fé.