Guará é uma das sedes da “Semana Mundial do Brincar”

Guaratinguetá receberá “A Semana Mundial do Brincar”, neste mês de maio, em diversas instituições da cidade.`Com objetivo de olhar às pressões que muitas vezes recaem sobre a criança – a correria do dia a dia, o que é imposto – e que acaba atropelando seu desenvolvimento individual e único.
O tempo de brincar é o tempo da convivência, da descoberta, do sentir e se encantar pelo mundo. E o ritmo torna o tempo saudável. Brincadeiras do dia e da noite, brincadeiras que acendem e agitam o corpo, brincadeiras que acalmam, brincadeiras para imaginar, para sonhar, para pular, para viver, para colocar o ritmo desses pequenos conectado aos ritmos da natureza.
Acompanhe os locais, datas e detalhes do evento:

Cidade: Guaratinguetá – SP
Organização: Casa da Criança – Creche Chico Xavier
Descritivo: Agenda para o dia 25 de maio, às 15h30, para crianças, professores, comunidade, alunos de escolas parceiras, etc. na Praça Joaquim Villela: Berçário 1 – Circuito de pneu/Carrinho de caixote. Berçário 2 – Bolha de sabão/Ciranda de roda. Maternal 1 – Seu mestre mandou/Corrida sentado. Maternal 2 – Amarelinha/Vai e vem. Fase 1 e 2 – Dança da cadeira/Corda/Corre cotia. Equipe de colaboradores da instituição e os parceiros.
Dias: 23 e 25 de maio
Local: Praça Joaquim Vilela de Oliveira Marcondes

Organização: CEMAI – Centro Educacional Metodista de Atendimento à Infância
Descritivo: Palestras, oficinas, contação de histórias, brincadeiras antigas dirigidas, danças e teatro. Projeto feito com o objetivo de criar um espaço de reflexão sobre o brincar e sua importância para a infância na cidade e viabilizar a garantia deste direito às crianças atendidas.
Dias e Horários: 21 de maio, das 14h às 16h30; 22 a 25 de maio, das 15h às 16h30
Local: Rua José do Patrocínio, 380 – Nova Guara

Organização: Creche e PEM Dolores R. de Souza
Descritivo: Divulgação das atividades e resgate de brincadeiras, através de pesquisa e relato sobre infância dos pais, professores e funcionários. Brincadeiras de Faz de Conta. Brincadeiras populares com a parceria dos pais. As atividades serão realizadas com pais e alunos da escola, nos espaços escolares: pátio, quadra e campo.
Dias: 22 a 25 de maio
Local: Nos espaços da escola

Organização: Creche e PEM Profª Euterpe S. Quissak Bartelega
Descritivo: Trabalho com várias brincadeiras antigas, focando em brinquedos e brincadeiras que tenham a participação dos pais, oficinas de brinquedos, gincanas. Atividades para as crianças da escola, professores, monitores e familiares.
Dias e Horários: Todos os dias da Semana Mundial do Brincar, com horários diversos. Cada sala com um horário para participar.
Local: Creche e PEM Profª Euterpe S. Quissak Bartelega, Rua Antonio da Cunha, nº 1301, Parque do Sol e Creche Profª Maria Aparecida Rodrigues Ribeiro, Rua José de Castro Rangel, nº 01, Nova Guará

Organização: EMEIEF Professora Aliete Ferreira Gonçalves
Descritivo: De segunda a sexta-feira (21 a 25 de maio), os professores e suas turmas brincarão em horários determinados nos ambientes da escola. Para encerrar junto com os alunos a Semana Mundial do Brincar, no sábado (dia 26) a comunidade será convidada a participar de atividade livre e sem inscrição prévia, em quatro momentos:
– Quadra: roda de capoeira
– Refeitório: livros de literatura, fantoches, pinturas variadas (giz de cera, canetinha, lápis de cor)
– Rua: brincadeiras variadas (peteca, bambolê, queimada, amarelinha, dança)
– Pátio: apresentação de teatro
Dias e Horários: 21 a 25 de maio, das 13h30 às 17h. 26 de maio, das 8h30 às 11h.
Local: Rua Geraldo Nunes- nº 304, bairro São Manoel. Guaratinguetá – SP

Organização: EMEIEF Professora Francisca de Almeida Caloi
Descritivo: Atividades com as crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental, professores e comunidade. Brincadeiras livres no parque. Brincadeiras com jogos coletivos: queimada, bandeirinha, mãe da rua. Brincadeira com música. Rodas de brincadeiras. Brincando com Arte. Teatro. Brincadeiras na natureza.
Dias e Horários: 21 a 28 de maio, das 8h às 11h30
Local: Na Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Profª Francisca de Almeida Caloi”. Praça Capitão Octávio de Oliveira Melo s/nº – Pedrinha – Guaratinguetá – SP

Organização: SESAL Creche Amor e Luz
Descritivo: A Instituição participará do Projeto Brincar, para favorecer a autoestima da criança e a interação de pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento. Atividades para alunos, pais, professores e funcionários — necessária inscrição previa.
Dias e Horários: 21 a 25 de maio, das 14h às 16h
Local: Rua Castro Alves, 36 – Centro