Gestores da rede municipal de ensino participam de palestra sobre Educação Midiática

Nesta sexta-feira (28), a rede municipal de ensino recebeu uma palestra sobre Educação Midiática, ministrada pelo Assessor Pedagógico do projeto EducaMídia, Bruno Ferreira, do Instituto Palavra Aberta. A formação foi direcionada aos Diretores e Coordenadores da rede municipal de ensino.

O programa de Educação Midiática foi implantado em toda a rede no início de 2023, pela Secretaria da Educação, em parceria com o programa “Escola Mídia”, da ESPM, com apoio da Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil, seguindo as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e da Unesco. Além disso, a Secretaria também firmou um Termo de Colaboração com o Instituto Palavra Aberta para desenvolver atividades de Educação Midiática nas escolas públicas municipais, buscando capacitar professores e alunos para formar cidadãos críticos e responsáveis em relação ao consumo de informações.

A Educação Midiática é fundamental na era da informação em que vivemos, e é preciso desenvolver a capacidade de analisar, interpretar e avaliar as informações que chegam aos alunos.

Durante a palestra, foram apresentados conceitos e exemplos de como trabalhar com a Educação Midiática em sala de aula, além de discutir estratégias para envolver toda a comunidade escolar nesse processo de formação crítica.

Os coordenadores Bruno Almeida (Anos Finais) e Miléo Salvador (Anos Inicias), falam sobre como a Educação Midiática é necessária para capacitar os alunos a usar todo o conhecimento disponível na internet de maneira assertiva, discernindo entre o que é confiável ou não e sabendo navegar entre as inúmeras fontes de informação que existem. A EMEIEF Prof. André Freire, contará com a criação de um jornal digital na escola, uma iniciativa que busca desenvolver competências da educação midiática nos alunos. Para eles, a contribuição do Instituto Palavra Aberta foi muito rica e produtiva: “a tecnologia e as mídias digitais estão presentes por toda parte e não tem como a escola não se envolver com o assunto”.

A Secretaria da Educação busca sempre aprimorar o conhecimento dos gestores da rede municipal de ensino sobre a Educação Midiática e sua contribuição para a formação de cidadãos críticos e conscientes em relação à mídia e à sociedade em que vivemos.