Escolas de Guaratinguetá celebram a Consciência Negra

Na ultima terça-feira (21/11), a escola Virgilio Rosas organizou um evento cultural com a participação de artistas e estudantes. O sarau foi uma oportunidade para que os participantes pudessem mostrar seus talentos artísticos e valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras por meio de poesias, músicas, danças e teatro. O evento terminou com a apresentação de um muro personalizado, com a técnica de grafite, realizado pela arte educadora e escritora de graffiti Izzy, deixando marcas do projeto que agora já faz parte da identidade da escola.

Já no dia seguinte (22/11), a escola Maria Carmelita de Moraes promoveu o dia da Escola de Portas Abertas com a temática da Consciência Negra. O evento contou com a presença da comunidade escolar e incluiu uma roda de capoeira e performances artísticas na temática afro-brasileira. A iniciativa busca melhorar as relações entre a escola e a comunidade escolar, além de apresentar e divulgar para a comunidade o modelo “Escola de Portas Abertas”.

É importante destacar que todas as escolas realizaram ações e foram articuladas com muitas outras desenvolvidas ao longo do ano, em uma estratégia anual, dentro do Programa Municipal Permanente de Enfrentamento ao Racismo na rede municipal de Educação de Guaratinguetá.