Escola Maria Julia promove palestra sobre desigualdade racial

03/03/2023

Nesta sexta (3) o coordenador de área de Ciências Humanas da Secretaria Municipal de Educação, o prof. Felipe Nogueira, realizou uma palestra sobre desigualdade racial no Brasil na escola Profª Maria Júlia Antunes do Amaral Moreira. Toda oficina pedagógica da SME esteve presente na ação, entre assessores e coordenadores, junto a equipe gestora da escola.

A fala foi direcionada para os alunos do 8º ano, com o intuito de esclarecer para os alunos sobre questões raciais no país, uma grande problemática que interfere na vida de muitos brasileiros.

O professor iniciou sua fala, contextualizando desde o período colonial, com a escravidão no país. Entre suas falas, Felipe ressaltou que o Brasil já nasceu sobre o signo da exploração, construindo o conceito de divida histórica.

Além da apresentação, foi apresentado um projeto novo da instituição, discorrido pelas alunas, Eloá Pedro, Flávia Louise, Ana Silva e Lívia Gonçalves, ambas das turmas do 8º ano. Com isso, foi aproveitado para iniciar o programa de leitura “Entrelinhas”, que teve a obra “Quarto de despejo” da escritora Maria Carolina de Jesus, pautando todas as questões raciais.

O projeto são de atividades interdisciplinares de habilidades com defasagem, notados pelos professores no ano anterior. O plano é auxiliado pelas professoras Deyse Vilela (Português) e Juliana de Carvalho (História). Planejamento que pode trazer grande evolução para esta escola de Guaratinguetá.

É válido ressaltar uma citação feita por professor Felipe Nogueira, referente a conhecida frase de Angela Davis: “Não basta dizer que você não é racista, tem que ser antirracista”, como prática no cotidiano das Unidades Escolares.

Vamos todos nos engajar para que a desigualdade racial seja enfrentada e superada em nossa sociedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content