Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2020

Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente e Guaratinguetá tem se destacado com ações e programas de preservação, trazendo benefícios não só para o meio ambiente mas também para a população.

PARCERIA PARA RECICLAGEM DE ELETROELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS
Fechada recentemente, parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos organiza o gerenciamento de resíduos sólidos. Toneladas de eletroeletrônicos ou eletrodomésticos recolhidos nos pontos de entrega voluntária da cidade terão a destinação correta, gerando menor impacto ao meio ambiente e promovendo economia para o município ao reduzir os custos operacionais e de transações. “Um ganho muito especial ao município e aos munícipes que vão dar destinação correta ao lixo, como bateria de celular, notebooks e aparelho de som”, comentou a secretária de Meio Ambiente, Giani Bresolin.

REFORMA DO TRITURADOR
A Secretaria de Obras e Serviços Municipais está finalizando a reforma e automação em seu triturador industrial e, em breve, iniciará a reciclagem de resíduos de construção civil para reuso em obras de manutenção em vias públicas. Além disso, está em elaboração um projeto de reciclagem e destinação final dos resíduos gerados em capina, roçada e poda de árvores em todas as áreas urbanas no Município. Vale ressaltar que somente neste ano de 2020 a Secretaria já recebeu e destinou mais de 600 toneladas de resíduos volumosos dos seus pontos de entrega voluntária.

PROGRAMA PRODUTOR DE ÁGUA
Único programa do estado de São Paulo que paga por serviços ambientais (PSA), os produtores rurais participantes do Programa Produtor de Água, coordenado pela Secretaria Municipal da Agricultura, são incentivados à ações de conservação de solo, de reflorestamento das matas ciliares e nascentes por meio do plantio de mudas nativas da mata atlântica, e à proteção de florestas existentes nas propriedades, garantindo a biodiversidade local. Além disto, o Saneamento Rural também é incentivado, com conjuntos de sistemas sépticos biodigestores e fossas sépticas. Água com qualidade para o município.

OPERAÇÃO CATABAGULHO
A Operação Catabagulho recolhe, semanalmente, toneladas de materiais inservíveis em diversos bairros da cidade, dando a destinação correta aos resíduos e eliminando possíveis criadouros de mosquitos da dengue e animais peçonhentos, cuidando do meio ambiente e zelando pelos cidadãos de Guaratinguetá. Esta é uma ação que reúne diversas Secretarias do município e parceiros.

CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS
Com olhar especial para a causa animal, a atual gestão da Prefeitura, entre 2017 e março de 2020, já realizou a castração de 3214 animais, quase o triplo do número nos quatro anos anteriores (1136). Além de castrados, os animais recebem um chip, o que diminui o abandono e faz com que sejam localizados facilmente por seus donos ou protetoras caso percam o animal.

BELOS CANTEIROS E ROTATÓRIAS
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza diariamente a revitalização de diversas rotatórias e canteiros, com plantio de flores e plantas nativas e exóticas, grama e cuidados de poda, deixando nossa cidade ainda mais bonita, agradável e acolhedora.

PARCERIA COM VOCÊ
Contamos com a sua parceria para continuarmos cuidando de nosso meio ambiente e preservando nossa cidade.
Faça descarte de materiais inservíveis como: vidro, resto de construção civil, móveis e eletrodomésticos quebrados em um dos PEVS: Parque São Francisco, situado na rua Benedito Monteiro dos Santos ou CECAP, situado na Avenida São Dimas, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O descarte de recicláveis (papelão, plásticos, latinhas e garrafas pets) pode ser feito no ECOPONTO do Pedregulho, rua Afonso Giannico, esquina com a Rua Joaquim Maia ou no ECOPONTO do Parque Ecológico: Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha.

É a Prefeitura se dedicando na conservação do meio ambiente de nossa cidade, preservar o meio ambiente é preservar a vida!