Dia Mundial da Saúde Bucal

20/03/2018

Hoje, 20 de março, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data foi criada pela Federação Dentária Internacional e lançada oficialmente em 2007. O objetivo é conscientizar a sociedade que o cuidado com os dentes, gengiva e mucosa bucal tem papel crucial na capacidade de realizar atividades diversas, como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança das pessoas. É também uma oportunidade de sensibilizar e incentivar a população a tomar medidas para reduzir a incidência de doenças bucais.
A Secretaria Municipal de Saúde realiza projetos de conscientização nas escolas municipais, além de oferecer um suporte quanto as necessidades bucais para a população, por meio do atendimento nas Unidades de Saúde e no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.
O Ministério da Saúde listou dicas de como se prevenir de problemas bucais. Confira:
– Eliminar a placa bacteriana por meio da escovação adequada e do uso do fio dental;

• Limpar a língua, utilizando um raspador, a fim de retirar a saburra lingual;
  • Usar racionalmente o açúcar, evitando o consumo excessivo de doces;
  • Utilizar adequadamente o flúor, com cremes dentais fluorados;
  • Evitar o uso de próteses mal ajustadas;
  • Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Ir ao dentista regularmente.