Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC)

Apresentação e Objetivo:

Instituída em nosso município através do decreto nº 2.050 de 14 de junho de 1983, a Defesa Civil de Guaratinguetá vem desde então atuando no atendimento das situações de risco e emergências, diretamente ou em parceria com as instituições afins no socorro imediato, bem como, na prevenção de desastres de causas naturais ou provocadas pela ação do homem e no monitoramento das áreas de risco.

É composta por servidores municipais dos quais 10 são agentes de Defesa Civil atuando no setor operacional e 03 atuam no setor administrativo sob comando de um assessor especial. Destaca-se também a participação de voluntários neste trabalho.

A defesa civil de Guaratinguetá está inserida nos calendários estadual para atualização e aprimoramento dos serviços prestados com a participação dos agentes nos treinamentos, encontros e palestras. Além de manter parceria com as principais instituições de controle e monitoramento de chuvas, áreas de risco e atendimento de emergências gerais. Possui 06 pontos de monitoramento de chuvas, sendo 03 automáticos com monitoramento em tempo real.

A Defesa Civil de Guaratinguetá está localizada no Parque Ambiental Mário Guimarães no Bairro Santa Luzia, com atendimento 24 horas , atende pelo telefone 199, e 3122-2728.

Membros:

Lista de Membros e cargos ocupados no Conselho