Celebrando a diversidade: início da semana da consciência negra em Guaratinguetá

Terça-feira (21), marcou o início da Semana da Consciência Negra nas escolas de Guaratinguetá, com a Escola Ramão trazendo uma perspectiva única ao convidar Ame Angéle para compartilhar suas experiências de vida na África.

Ame Angéle, convidada especial da Escola Ramão, proporcionou aos alunos uma visão de sua vida na África, destacando os costumes vibrantes, a rica cultura e as superações diante das dificuldades. Seu relato trouxe a diversidade de vivências dentro do continente africano,ampliando a compreensão sobre a riqueza cultural desse vasto território.

A Escola Aliete, com o Teatro de Sombras desempenhou um papel crucial na compreensão do surgimento do Dia da Consciência Negra. Sua abordagem, mesclando arte e educação, contribui para disseminar o conhecimento sobre a importância desse dia. A escola destaca como a data surgiu a partir da morte de Zumbi dos Palmares em 1695.

E importante destacar que as ações desenvolvidas nas Unidades Escolares são articuladas com muitas outras desenvolvidas ao longo do ano, em uma estratégia anual, dentro do Programa Municipal Permanente de Enfrentamento ao Racismo na rede municipal de Educação de Guaratinguetá.