Cantatas de Natal compartilham a magia natalina em Guaratinguetá

Aconteceram em dezembro três apresentações das Cantatas de Natal, eventos de canto nos quais participaram alunos da escola municipal de período integral Maria Carmelita de Moraes, que conta com oficinas de música.

Essa atração foi feita por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, que além de organizar o evento, providenciou transporte; alimentação; iluminação; som e a segurança do local.

As apresentações foram feitas no dia 21 na Igreja de Nossa Senhora da Glória; no dia 22 na Estação Ferroviária; e dia 23 na Secretaria da Cultura. Os eventos foram um sucesso, atraindo um público ansioso para presenciar a magia do Natal.

Eduardo Cunha, maestro e professor de música na Escola Carmelita, descreve que preparar as crianças para a apresentação das Cantatas de Natal foi “um dos maiores desafios que recebemos durante nossa trajetória na Oficina de Música”.

Foram feitas audições em todos os alunos do 4° e 5° anos da escola, e acabaram selecionadas as vozes necessárias. Logo após foi preparado o repertório de músicas a serem apresentadas, que segundo o maestro, precisavam ser agradáveis e marcantes para quem fosse prestigiar o evento.

Com tudo isso decidido, foram feitos os ensaios. “Foi uma experiência incrível, porque estar envolvida em um projeto como esse implica em ver a dedicação dos alunos, vê-los aguardando os ensaios, cobrando os horários, ansiosos com as apresentações. O processo é cansativo e repetitivo, não existe atalho, mas é tão gratificante o resultado final.”, disse a professora Paula Gnan, outra responsável por orientar as crianças participantes.

Além de abrilhantar ainda mais o Natal de Guaratinguetá, as apresentações das Cantatas de Natal proporcionaram um momento de protagonismo às crianças participantes, que aprenderam com o processo de preparação, mas que foram capazes de ensinar ainda mais. “Estar lecionando na escola Carmelita me deu a oportunidade de estar próxima e aprender diariamente com essas crianças, foi um prazer imenso poder assistir à evolução de cada um e o brilho nos olhos a cada apresentação, cada minuto valeu a pena, faria tudo de novo.”, finalizou Paula Gnan.