Boletim atualizado- Casos suspeitos de Coronavírus (COVID-19) em Guaratinguetá

25/03/2020

Boletim Epidemiológico 25-03-2020

Em respeito a normativas publicadas pelos governos estadual e federal, a Prefeitura de Guaratinguetá vai alterar a divulgação de dados a respeito de casos de coronavírus no município.

A partir de agora, as atualizações diárias dos boletins da prefeitura deverão conter informações sobre pacientes internados e casos confirmados.

Esta alteração é necessária para evitar interpretações equivocadas a respeito da proliferação do vírus. Conforme a resolução SS-CGOF nº 28, de 17 de março, “os exames laboratoriais visando diagnóstico do vírus SARS- -CoV-2 por meio de RT-PCR serão solicitados somente para pacientes internados graves ou críticos, para unidades sentinelas e para profissionais de saúde com sintomas de Covid-19.

O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica”.

Guaratinguetá tem atualmente dez pacientes internados com suspeita de coronavírus em hospitais e unidades de urgência e emergência do município. As internações começaram a ocorrer no dia 15 de março.

A maioria dos pacientes apresenta como sintomas tosse, dor de garganta, desconforto respiratório, febre e náuseas. Todos os pacientes internados estão estáveis e seguem monitorados. Até o momento, Guaratinguetá não tem nenhum caso de coronavírus confirmado.