AGENDA CULTURAL DO FIM DE SEMANA EM GUARÁ

Programe-se! A cidade está cheia de atrações culturais gratuitas nesse fim de semana.

Começa no sábado (05), com o grupo “Quarteto Sentinela” levando o melhor da MPB no Parque Anthero dos Santos (Parque Ecológico), a partir das 17hs! Vá com amigos, parceiros e família. Será uma baita programação.

No mesmo dia (05), o espetáculo “Estado de Sítio” estará no Espaço VivArte (Rua Guaranis, 121 – Pedregulho), às 20h, com nova apresentação no domingo (06), às 19hs, no mesmo local. A encenação fala sobre maus presságios pela passagem de um cometa, quando uma pequena cidade passa a ser governada pela Peste, instaurando estado de sítio na localidade.

Após os maus presságios pela passagem de um cometa, uma pequena cidade passa a ser governada pela Peste, que, usurpando o poder de uma líder inerte, instaura o Estado de Sítio e cria um regime burocrático, esvaziado de sentido e dominado pelo medo. A vida dos cidadãos é submetida ao império da Peste e de sua Secretária, de modo que o sofrimento e o desespero se tornam banais. Para se libertarem da Peste será preciso resistir ao medo que se tem dela acreditando que, assim como a aparição do cometa, a situação instaurada é uma força histórica e passageira, e que o povo sempre detém o poder eterno.

No elenco estão: Mauro Morais, Lala Machado, Houston Charles, Keli Santos, Guilherme Martins, Danilo Riva, Rodrigo Di Paula, Cláudio Viana, Karina Costa, Marcos Cuba, Bruno Soares, Anne Martins, Lucas Silva, Renato Munhoz, Pitanga Araújo, Luana Gasch e Guilherme Moreira. Músicas de Cláudio Fernandes. Direção Musical: Almir Luz. Músico: Natálio Alves. Iluminação: Olavo Cadorini. Contrarregragem: Ana Maria Cuba.

Ainda no domingo (06), Guará receberá o workshop “Caracterização Cênica”, das 15h às 17h no Espaço VivArte (Rua Guaranis, 121 – Pedregulho). A ação objetiva potencializar conhecimentos básicos a partir de ideias, estéticas e técnicas na elaboração de figurinos, maquiagens e adereços para um espetáculo teatral. Se interessou? Ligue em horário comercial para a Secretaria da Cultura e faça sua inscrição: (12) 3122-4058.

Por ser um importante elemento da linguagem visual do espetáculo, o figurino é muito mais do que a segunda pele do ator ou o identificador da personagem. É signo, comunicação, uma das várias linguagens do espetáculo que, juntas, compõem o que poderíamos chamar de linguagem cênica, estética ou poética teatral, segundo as características de cada processo ou de cada encenação.
Como foco nas possibilidades da criação e execução do figurino e da maquiagem para as necessidades do teatro realizado pelos grupos e profissionais da área no Estado de São Paulo.
Para cada processo, cada espetáculo, cada diretor, há uma forma mais adequada de criação e desenvolvimento da caracterização dos personagens. 

Skip to content