A importância do descarte correto de resíduos: Vidro

O vidro, em sua produção, é responsável pela emissão de poluentes como o Óxido de Enxofre e Óxido de Nitrogênio, além do alto uso de energia elétrica, devido ao forno de fusão. A sílica, extraída da areia, também é um recurso limitado. O material produzido pode demorar de 4 mil anos, até 1 milhão de anos para se decompor na natureza, dependendo das condições às quais é sujeito.

O vidro reciclado reduz as emissões e o consumo de matérias-primas, aumenta a vida útil dos equipamentos da fábrica, como fornos, e economiza energia. Lembrando que este material pode ser reciclado indefinidamente sem perda de qualidade ou pureza.

No entanto, para que o ciclo da reciclagem se conclua, é necessário separar o vidro de outros materiais e realizar o seu descarte adequado.

Em Guaratinguetá há dois lugares em que pode ser feito o descarte de vidro: O Ecoponto do Pedregulho e o Centro de Triagem da Cooperativa Amigos do Lixo, no bairro Santa Luzia. Destes locais, o material é recolhido pela empresa MASSFIX, que, em parceria com os Amigos do Lixo, trata o vidro e recicla-o.

[VIDROS TEMPERADOS – parabrisas de carros, box de banheiro, portas de vidro etc.]

➡️ O Ecoponto fica na Rua Alfonso Giannico, 341, Pedregulho, na rua do Aeroclube. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

[PARA VIDROS COMUNS – garrafas, espelhos, potes de palmito etc.]

➡️O Centro de Triagem da Cooperativa Amigos do Lixo fica na Estrada Vicinal Dr. Rafael Américo Ranieri, 999, Santa Luzia, ao lado do Parque Ambiental do bairro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 16h.

Faça a sua parte para a conservação do meio ambiente: Realize o descarte adequado do vidro! ♻️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content