A importância do descarte correto de resíduos: Madeira

14/09/2022

A madeira é um material caracterizado por sua versatilidade, utilizado para diversos fins na história da humanidade. Trata-se de um recurso natural renovável, mas a extração indevida deste recurso pode acarretar sua extinção, além de destruir o meio ambiente.

Enquanto o desmatamento ilegal causa perda de biodiversidade, aumento do risco de extinção de animais silvestres e dificulta a manutenção do clima e do ciclo hidrológico, o descarte inadequado deste material também tem suas consequências. Por exemplo, o acúmulo de madeira num local pode tornar-se um ambiente perfeito para abrigar animais peçonhentos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que restos de madeira não podem ser jogados em lixões, por exemplo, sendo o seu descarte inapropriado considerado um crime ambiental.
Em Guaratinguetá, é possível realizar o descarte de madeira no Posto de Entrega Voluntário (PEV) do bairro São Dimas, respeitando o limite de 1m³ de material a ser recolhido (equivalente a um porta malas de carro).

A madeira que não pode ser reutilizada para outros fins é coletada por parceiros, e transformada em briquetes (espécie de lenha ecológica feita de serragem e pó de madeira). Ele é utilizado para queima em fornos, substituindo outros materiais.

?O Ecoponto São Dimas fica na Avenida São Dimas, 441. Ele funciona de segunda a sábado, das 7hs 17h; e no domingo das 7h às 12h.

Faça a sua parte para a conservação do meio ambiente: Realize o descarte adequado de madeira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content