A importância do descarte correto de resíduos: Construção civil

A sustentabilidade e respeito ao meio ambiente devem estar presentes em todas as áreas da sociedade, incluindo também a construção civil. Por isso se faz necessário o cuidado com o descarte de resíduos decorrentes destas atividades.

Resíduos sólidos da construção civil, segundo o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), são aqueles provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, comumente chamados de entulhos de obras. Esses materiais, quando descartados de forma inadequada, podem se tornar criadouro para animais peçonhentos, além de apresentar outros riscos à saúde.

Em Guaratinguetá, é possível realizar o descarte de resíduos da construção civil no Ecoponto do bairro São Dimas, respeitando o limite de 1m³ de material a ser recolhido (equivalente a um porta malas de carro).

O material recolhido passa por uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil. É feita a coleta, separação e processamento do material em uma planta de britagem em dois estágios. Finalmente, o produto resultante é utilizado para execução de serviços de conservação de estradas rurais e vias não pavimentadas da área urbana do município.

O Ecoponto São Dimas fica na Avenida São Dimas, 441. Ele funciona de segunda a sábado, das 7h às 17h; e no domingo das 7h às 12h.

Faça a sua parte para a conservação do meio ambiente: Realize o descarte adequado de resíduos da construção civil.

Skip to content