1º Festival de Marchinhas reúne visitantes de todo o Vale na Praça da Estação

Foi realizado, entre os dias 19 e 21 de janeiro, o 1º Festival de Marchinhas Carnavalescas de Guaratinguetá. Ao todo, foram 26 inscritos e 12 selecionados para apresentar no Festival. As eliminatórias foram realizadas nos dois primeiros dias de evento, e no dia 21 foi a grande final. Foram premiadas as 3 Melhores Marchinhas, a Melhor Torcida, o Melhor Intérprete e o Melhor Figurino, segundo a comissão julgadora.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, contou com o suporte de Tereza Barbosa e Dalmo Rosa, além dos membros do COMCULT (Conselho Municipal da Cultura). O evento reuniu grande público nos dias de apresentação. Galvão Frade, autor da marchinha vencedora do Festival, já participou de outras competições no Vale e ressaltou a importância desta iniciativa para Guaratinguetá. “Guará era a capital do carnaval do Vale, então nós vemos hoje a cidade retornando as marchinhas de carnaval, a tradição… É uma festa que veio pra ficar, aqui é a terra do carnaval”, afirma.

Confira as marchinhas vencedoras:

1º Colocado: “Lenço Molhado”. Responsável: Benedito Galvão Frade Jr., de São Luis do Paraitinga.
2º Colocado: “No Embalo da Viola… Virei”. Responsável: Wagner Leandro Ribeiro, de Pindamonhangaba.
3º Colocado: “Marcha do Bloco do Mané”. Responsável: Manoel Carlos Guimarães Martins, de Guaratinguetá.

Melhor torcida: “Fabula do Brejo (A Bruxa)”. Responsável Maria Sônia Tereza Pereira Faria Barbosa, de Paraibuna.
Melhor intérprete: “Lenço Molhado”. Responsável Benedito Galvão Frade Jr, intérpretes Patricia Guimarães e Ester Fietz, de São Luiz do Paraitinga.
Melhor figurino: “Lenço Molhado”.