Julho Amarelo – Mês de combate às Hepatites Virais

25/07/2019

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, oferecerá nesta sexta-feira (26) aconselhamento, orientação e teste rápido de hepatite para a a população. A iniciativa faz parte do Julho Amarelo, mês de luta contra Hepatites Virais e será realizada no AME, das 8h às 17h.

Instituído pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais é comemorado em 28 de julho e tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites.

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que podem apresentar características distintas (A, B, C, D e E). A transmissão pode ocorrer pelo contato com sangue contaminado das mais variadas formas, desde tratamentos dentários até ao uso de drogas injetáveis. No Brasil, as formas virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C, e é possível se prevenir das hepatites A e B por meio de vacinação. A hepatite C tem cura e as hepatites A e B possuem tratamento.

O Ministério da Saúde estima que, no Brasil, há aproximadamente 1,7 milhões de brasileiros infectados com a hepatite C e 756 mil portadores da hepatite B que não sabem que são portadores do vírus. Por isso, é de extrema importância realizar o teste para que aconteça a prevenção, diagnóstico e tratamento adequado.

Participe, realize o teste e tire suas dúvidas!

Skip to content