Seminário Franciscano de Frei Galvão

Em primeiro de fevereiro de 1939, o Reverendo Frei Antonino Zimmermann conseguiu que se comprasse a “Granja São Paulo”, no bairro de São Bento, que tinha um terreno de 8 alqueires. A intenção era ali construir seminário preparatório, ideia essa que já amadurecia a dois anos. A construção ficou sob o comando de Frei Edgar Loers, guardião do Convento de Guaratinguetá. Em 28 de abril de 1941 a pedra fundamental recebeu benção, e a edificação foi sendo formada. Em março do ano seguinte, já pode ser feita a inauguração parcial do seminário. Logo dez jovens se uniram ao seminário para começar, ou continuar seus estudos preparatórios.


A partir de 2009 o Seminário passou a realizar um trabalho mais sistemático na acolhida aos devotos de Frei Galvão. A porta da Igreja está sempre aberta, e fiéis contam com uma equipe de acolhida. Foram criadas novas estruturas: Exposição Internacional de Presépios, ampliação dos sanitários, construção da via-sacra franciscana, colocação de imagens franciscanas na capela e ambientação do claustro com banners sobre a vida de Frei Galvão, ao som de cantos religiosos.


Sobre as pílulas de Frei Galvão:


As pílulas de Frei Galvão, segundo a história, são pedaços de papel contendo uma frase do ofício de Nossa Senhora: “Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós”. Estas pílulas foram passadas pelo santo inicialmente a um homem enfermo por pedras nos rins, e mais tarde para uma mulher que encontrava-se em trabalho de parto correndo o risco de falecer. Ambos, depois de ingerir as pílulas, puderam ser atendidos e melhoraram seu estado de saúde.


Depois disso, a fama das pílulas de Frei Galvão se espalhou. A população passou a buscar pelas pílulas com tal frequência, que elas começaram a ser confeccionadas no Mosteiro da Luz e distribuídas gratuitamente. Em Guaratinguetá, as pílulas são distribuídas no Santuário de Frei Galvão, no Seminário de Frei Galvão e na Catedral de Santo Antônio, tanto de forma presencial, como por correspondência.


No Seminário de Frei Galvão, as pílulas são distribuídas das 8h às 11:30h e das 14h às 17:30h, todos os dias.


Para receber as pílulas por correspondência, entre em contato através do WhatsApp: (12) 98193-4012.

Skip to content